Os alunos da equipe Apolo, da Escola Municipal Apolônio Sales, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), encerram sua participação na RoboCup 2014, com sensação de dever cumprido e entre as 12 melhores seleções do mundo na categoria júnior. A equipe foi a única desta categoria na Paraíba a representar o Brasil na competição.

O resultado da classificação saiu na noite desta terça-feira (22) e não incluiu a equipe Apolo, mas para o aluno Caio Lucas Felisberto de Lima Gomes, integrante do grupo, isso não é o principal. “Eu aprendi a importância do trabalho em equipe, um ajudando o outro. Infelizmente não deu, mas não estamos tristes”, disse Caio.

O secretário de Educação e Cultura de João Pessoa, Luiz de Sousa Junior, parabenizou os alunos. “Eu conversei com eles e disse que chegaram no ponto mais alto da faixa da RoboCup Junior. Claro que queríamos estar classificados. Espero que esse torneio sirva de incentivo para melhorarmos ainda mais a intervenção da Robótica Educacional em nossas escolas. Entre mais de cinco mil escolas do nosso País nós estamos aqui”.

sedec_robocup2014_foto_deniselima_-6

Tales Albuquerque Araújo, professor de Robótica da equipe Apolo, agradeceu o empenho e o esforço de cada um dos oito alunos que formam a equipe. “É gratificante até demais. A gente não levou o troféu dessa vez, mas o maior prêmio foi ver no olhar, no rosto de cada um deles, no caráter, no sorriso, eles agradecendo por essa oportunidade. Foi um trabalho que mudou principalmente o comportamento deles em sala de aula. Ensinamos e aprendemos com eles”.

Agradecimento – Tales Albuquerque disse também que quem esteve na competição foi a mãe do aluno Daniel Batista da Silva, de 13 anos, Luciene Batista, que fez um agradecimento. “Ela chegou pra mim e disse muito obrigado por ter dado essa oportunidade ao meu filho, pois ele poderia estar na rua, mas está levando com ele algum aprendizado”.

Os estudantes apresentaram, na competição, uma performance de dança durante dois minutos, interagindo com seis robôs, mostrando estilos de dança que representam diversas culturas: forró, frevo, hip hop e samba.