Encontro de dança de salão e Bailaço encerram temporada 2017 do Projeto Interatos

0
91
Dança - Carolina Polezi - Foto: Divulgação

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) encerra, esta semana, a última edição de 2017 do projeto “Interatos – mostra e formação permanente de teatro, dança e circo”. A programação desta etapa é dedicada à dança e acontece nos dias (15), (16) e (17), (de sexta a domingo), com performances, oficinas, encontro de dança de salão e espetáculos.  Haverá, ainda, uma edição especial do Bailaço com DJ Santtus (PB), no sábado (16), às 20h, no Teatro de Arena. Todas as atrações são gratuitas.

Entre as atrações estão Samuel Samways (MG), Jonas Karlos (PB-SE) e Beth Sotero (SE) e a dupla Cleweson Soneca e Maria Hercília (PB).

Ao todo, serão seis oficinas gratuitas com foco na dança de salão (veja programação completa abaixo) e a roda de conversa ‘Novos Olhares para a dança de salão’, com Samuel Samways (MG), Débora Pazetto (MG), Carolina Polezi (SP), Paola Vasconcelos (RS), Jonas Karlos (PB-SE) e Eugra Souto (PB). As oficinas são gratuitas e para se inscrever os interessados devem solicitar inscrições pelo e-mail dancafunesc@gmail.com.

Parceria com a PBGás – A Companhia Paraibana de Gás (PBGás), junto com a Brastex e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba são parceiras na realização do projeto Interatos, colocando a cidade de João Pessoa no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. Brastex junto com a PBGás.

Este ano, foi assinado contrato de patrocínio entre a PBGás e a Funesc para a realização do projeto Interatos, que promove atividades permanentes entre os meses de março a dezembro, sempre no primeiro fim de semana do mês, com espetáculos cênicos do Brasil e da Paraíba.

Dentro do projeto Interatos serão desenvolvidos, ao longo do ano, atividades de formação e espetáculos de teatro, circo e dança patrocinado pelo Boticário e a PBGás, por meio de incentivo da da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O evento conta, ainda, com apoio da Rádio Tabajara, Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro.

Patrocínio de O Boticário – O patrocínio de O Boticário é resultado de um edital nacional da empresa. O Interatos teve projeto aprovado no ‘O Boticário na Dança’, um programa de patrocínios a projetos culturais voltado exclusivamente para a área da dança.

‘O Boticário na Dança’ é estruturado com a finalidade de contribuir para a preservação, a valorização e o acesso à dança e às suas diversas manifestações; fortalecer a produção cultural de grupos, criadores e artistas; e estimular a formação de público e talentos para a área.

Os apoios são direcionados a festivais, mostras, espetáculos, manutenção de companhias, circulação, produção de vídeos, livros e periódicos, sites, cursos, workshops, oficinas, palestras, fóruns, exposição fotográfica e exibição de vídeos e filmes.

Interatos – Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Ângela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos. Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Diocélio Barbosa e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para crianças e bebês.

Serviço

Interatos Dança Dezembro – Encontro de Dança de Salão

15/12

19h às 21h – Oficina Movimento Criativo Aplicado à Dança de Salão, com Eugra Souto (PB)
Local: Sala 5, mezanino 2, Espaço Cultural
Inscrições gratuitas pelo e-mail: dancafunesc@gmail.com

16/12

8h às 10h – oficina Estudos da Condução na Dança de Salão, com Jonas Karlos (PB-SE)
10h às 12h – oficina Técnicas de Contrapeso no Zouk, com Jonas Karlos (PB-SE)
14h às 15h30 – oficina Condução Compartilhada, com Carolina Polezi (SP)
15h30 às 17h – oficina Dança de Salão Queer, com Paola Vascibcekis (RS)
Local: Sala 5, mezanino 2, Espaço Cultural
Inscrições gratuitas pelo e-mail: dancafunesc@gmail.com

20h, Bailaço, com DJ Santtus (PB)
Artistas convidados: Samuel Samways e Débora Pazetto (MG); Jonas Karlos (PB-SE) e Beth Sotero (SE), Cleweson Soneca e Maria Hercília (PB), Leo Aires Casa de Dança (PB), Nuance Cia. de Dança (PB), Cia. Dance Comigo (PB)
Teatro de Arena, Espaço Cultural

Acesso gratuito

17/12

10h às 12h e 14h às 16h – oficina Dança de Salão Contemporânea – Condução Mútua, com Samuel Samways (MG) e Débora Pazetto (MG)
Local: Sala 5, mezanino 2, Espaço Cultural
Inscrições gratuitas pelo e-mail: dancafunesc@gmail.com

16h às 18h – Roda de Conversa Novos Olhares para a dança de salão, com Samuel Samways (MG), Débora Pazetto (MG), Carolina Polezi (SP), Paola Vasconcelos (RS), Jonas Karlos (PB-SE) e Eugra Souto (PB)
Local: Sala 5, mezanino 2, Espaço Cultural

Acesso gratuito

Ascom Funesc