Emlur distribui contentores para quiosques nas Praias de Tambaú e Cabo Branco

0
45
Imagem: Divulgação

Por Ângela Costa

Para melhorar a qualidade da limpeza urbana na Orla da Capital, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai distribuir contêiners para atender às ilhas de quiosques das Praias de Cabo Branco e Tambaú. A ação foi informada aos comerciantes durante reunião, nesta terça-feira (19), e compõe a programação do evento realizado em alusão ao Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios.

A intervenção faz parte de uma ação da PMJP chamada “João Pessoa Sustentável”, que acontece de (20) a (22) de setembro, envolvendo também a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

Ao todo, são 16 ilhas no trecho das Praias de Cabo Branco e Tambaú. Cada uma dessas ilhas terá de dois a três equipamentos. “Vamos instalar esses equipamentos buscando melhorar ainda mais a limpeza de nossas praias, que já estão entre as praias mais limpas do Nordeste”, reforça o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.

O contentor de 1.200 litros será instalado próximo a ilha, destinado principalmente a dar vazão a destinação dos cocos verdes consumidos pelos banhistas. Outro equipamento, com capacidade de 240 litros, também será distribuído para atender a cada quiosque com capacidade menor.

“Nós da Associação estamos abertos ao diálogo e as parcerias com as instituições, como a Emlur, que queiram somar e trazer benefícios para nossos empreendimentos e para a cidade”, disse o presidente da Associação dos Microempreendedores da Orla Marítima (Ameomar), Adelson Machado.

A adesão ao Programa de Coleta Seletiva da Emlur também foi discutida na reunião. Segundo Josué Peixoto, coordenador do programa, foi solicitado a eles fazer a separação dos resíduos secos e úmidos diariamente, bem como o descarte de vidro, papel, plástico e metal nos Pontos de Entrega Voluntárias (PEV’s).

Duas unidades já estão em funcionamento para atender a Praia de Tambaú, instaladas no final da Avenida Rui Carneiro (ao lado da PBTur). Mais um conjunto será instalado, nesta quarta-feira (21), no Largo do Sesc, em frente ao Edifício João Marques de Almeida.

Secom JP