Durante os quatros dias do ‘São João Pra Valer’, evento junino realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação   Cultura (Funjope) e Secretaria de Turismo (Setur), entre os dias 21 e 24, no Busto de Tamandaré, foi recolhida 1,2 tonelada de materiais recicláveis, segundo levantamento realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza    Urbana (Emlur).

Para o superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, o trabalho é considerado de extrema importância tanto para a manutenção da limpeza, quanto para a preservação do meio ambiente. “Os catadores mais uma vez estão de parabéns pelo trabalho desempenhado. Com a coleta seletiva evitamos que o lixo reciclável seja levado ao Aterro Sanitário, e assim, ele possa ser reaproveitado”, ressaltou o superintendente.

Pelo menos 30 catadores estiveram envolvidos nos serviços durante os quatro dias de evento. Segundo o coordenador da Coleta Seletiva da Emlur, Ulysses Ximenes, entre os produtos recolhidos os destaques são latinhas de alumínio   , garrafas    pet   , plásticos    finos (sacolas   ) e papelão. “Recolhemos uma média de 300 quilos de lixo por dia. Além de colaborarmos com a manutenção do meio ambiente é uma oportunidade dos catadores aumentarem sua renda”, disse o coordenador.

Destinação – Todo o lixo considerado reaproveitável e catado durante o “São João Pra Valer” foi encaminhado para dois Núcleos de Coleta Seletiva da Capital, sendo um localizado no bairro do Bessa (Ascare-JP) e outro no Aterro Sanitário Municipal (Astramare).

‘Limpinho 3R’ – Desde maio de 2013, a Emlur lançou um projeto de Coleta Seletiva que pode contar com a participação da população    durante todo o ano. Basta que o cidadão se cadastre no site (www.limpinho3r.com.br) e participe do programa que permuta o lixo reciclável por bônus, para uso em serviços de salão de beleza   , lava jato e até mesmo, desconto em valores de mensalidades de faculdades   .