O canal Visit Brasil divulga os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Com o intuito de convidar turistas chineses para conhecer o Brasil antes, durante e depois da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, o Visit Brasil (plataforma promocional do Brasil no exterior) lança um perfil na rede social Sina/Weibo. O canal internacional da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) passa a divulgar os atrativos turísticos na mídia social conhecida como o “Twitter chinês” a partir desta segunda-feira (13). Considerada uma das maiores plataformas interativas de mídia social da China e do mundo, o Weibo possui 600 milhões de usuários, só no País asiático.

As postagens abordam os diversos motivos para amar o Brasil. O perfil é alimentado com conteúdos curtos, informativos e lúdicos, visando vender as experiências que o País oferece, como cidades, natureza, gastronomia, povo e cultura. Estudo do Ministério do Turismo indica que os chineses vêm ao Brasil para conhecer a cultura, o ecoturismo, fazer compras e negócios. Baseada nessa informação, a Embratur destaca destinos como Rio de Janeiro, Manaus e Foz do Iguaçu, os preferidos do visitante daquele País.

“O Brasil se prepara para receber turistas do mundo inteiro para os Jogos Olímpicos. Focar no visitante chinês é fundamental para conquistarmos esse mercado, que envia, por ano, 100 milhões de pessoas para viagens ao exterior. O Instituto tem trabalhado para alavancar o intercâmbio turístico entre os dois países”, informa o presidente substituto da Embratur, José Antônio Parente. “Estamos colocando o turista chinês em contato direto com o povo brasileiro, nossas lindas paisagens e cultura”, completa.

São esperados 100 mil chineses para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que esse público é,  desde 2012,  o que mais gasta com turismo no mundo. “A Embratur tem se esforçado para criar estratégias segmentadas aos chineses, de acordo com suas características e preferências, devido ao imenso potencial a ser alcançado”, afirma Parente.

Experiência – Na Olimpíada de Londres, em 2012, a rede Weibo atingiu 4 bilhões de mensagens, com pico de 20 mil mensagens por segundo. Durante a Rio 2016, a expectativa é superar esses resultados. O diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, Sérgio Flores, destaca que essa é uma oportunidade de elevar o número de turistas chineses no País.

“A parceria com a Sina/Weibo reforça as ações que incentivam o turista estrangeiro a conhecer o Rio de Janeiro e os demais atrativos brasileiros, nos diversos segmentos, além de potencializar o legado da exposição do Brasil como destino turístico e realizador de grandes eventos”, destaca.

Ascom Embratur

Foto: Divulgação