Dieta low carb não deve ser feita sem acompanhamento

0
70
Dieta low carb - Imagem: Divulgação

As dietas são normalmente as principais alternativas para quem quer perder peso e melhorar a saúde. No entanto, constantemente aparecem novas opções de dietas com objetivos variados, mas que nem sempre são tão benéficas quanto parecem. Uma das que está em maior evidência é a dieta low carb, que consiste na redução dos carboidratos consumidos durante o dia.

A nutricionista Iraci Sabino, do Hapvida Saúde em Campina Grande, explica que é preciso ter cuidado ao iniciar esse tipo de dieta para não ter deficiência de nutrientes. “Sem a orientação especializada, a dieta low carb pode causar danos à saúde, seja pelo excesso de proteína ou também a falta de energia”, afirma.

Além disso, a restrição ao carboidrato não é indicada para todos e varia também de acordo com alguma intolerância alimentar ou problema de saúde que a pessoa tenha. Segundo a especialista, a dieta low carb é mais recomendada para os que têm boa saúde, que queiram perder peso e que praticam atividades regulares, no entanto, é preciso cuidado devido ao gasto energético durante os treinos.

De acordo com Iraci Sabino, apesar de restritiva, a dieta low carb apresenta bons resultados e é possível comer alimentos saborosos sem passar fome. O ideal é evitar “Alimentos que contenham açúcar, amido, processados e que contenham temperos. Para substituição, folhas verdes, usar azeite, refogar com óleos de boa qualidade, utilizar gorduras naturais, boas proteínas e até mesmo o bacon é permitido, com moderação”, esclarece a nutricionista.