“Dia C” acontece nesse sábado (1°) de julho em João Pessoa

0
151
Parque Solon de Lucena, Lagoa - (JP) - Imagem: Divulgação

Mais de 300 pessoas, entre voluntários e colaboradores, realizarão serviços gratuitos de saúde, beleza e cidadania na comemoração do Dia de Cooperar (Dia C), nesse sábado, (1º), em João Pessoa. A ação acontece das 8h às 13h, no Parque da Lagoa Solon de Lucena (em frente à Avenida Getúlio Vargas), e deve beneficiar cerca de duas mil pessoas

Nesta sexta-feira (30), a estrutura do evento será montada em uma área de 800 metros quadrados, onde haverá palco e estandes para 29 instituições parceiras do Dia C (órgãos públicos e cooperativas).

Quem passar pela Lagoa terá acesso a serviços como: emissão de 1ª via de RG e CPF (limitado por ordem de chegada); aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação odontológica, cadastro de currículos, cortes de cabelo, orientações sobre finanças pessoais, degustação de produtos de cooperativas, entre outros. Também é possível realizar atos de cooperação no evento como doação de sangue, doação de livros e entrega de material eletrônico para descarte ecologicamente correto.

“Ao longo do ano, as cooperativas executam muitas ações de responsabilidade socioambiental. Nesta comemoração do Dia de Cooperar, além de oferecer uma série de serviços gratuitos para a comunidade, nós queremos mostrar as contribuições do cooperativismo para a melhoria da qualidade de vida dos paraibanos”, afirma André Pacelli, presidente do Sistema OCB/Sescoop-PB.

A comemoração do Dia C é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop/PB), em parceria com as seguintes instituições e cooperativas: Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB); Programa Cidadão (Governo da Paraíba – SEDH); Sine João Pessoa; Polícia Militar; Hemocentro PB; Senac-PB; Unimed João Pessoa; Unimed N/NE; Sicredi (Central N/NE, Creduni); Sicoob (Central NE, Creds, Borborema Paraibano, Coopercret, Litoral Paraibano e Centro Nordeste); Uniodonto JP; Coapecal; Codisma; Copresta; Coopfarma; Coopcursos; Propagacoop; Cooconvenpro; COPPD; Arteza; Cohep; e Coopensino.

Dia C e ONU – O grande desafio do Dia C 2017 é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades onde as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

Dia C em números – Nos últimos anos, o Dia C se tornou um grande programa nacional, capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades. Só em 2016, 1.278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários em 777 cidades brasileiras. Na Paraíba, 35 cooperativas desenvolveram projetos, ao longo do ano passado, beneficiando mais de 21 mil pessoas diretamente e outras 17 indiretamente. Em 2017, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos no país.

Assessoria