Dia (8) de dezembro – dia de festa no Brasil

0
50
Amazonas, Alagoas e Bahia (sent. horário) têm a santa como padroeira. Crédito: Embratur/Divulgação

Cidades de todos os portes rendem homenagens à Nossa Senhora da Conceição e colocam a data no calendário de turismo religioso do país

No maior país católico do mundo, as festas de cunho religioso mobilizam municípios de norte a sul do Brasil que decretam feriado para homenagear seus padroeiros, gerando fluxos turísticos locais e regionais. É o caso desta sexta-feira, (8) de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, santa de devoção de milhares de brasileiros; padroeira de Alagoas, Amazonas e Bahia e de centenas de cidades de todos os cantos do país.

Procissões, alvorada de fogos, missas, quermesses e apresentações de grupos folclóricos são alguns dos ingredientes que ajudam a movimentar os municípios nesta data, inserida no calendário do turismo religioso nacional. Na Bahia, Salvador recebe visitantes de várias partes do estado para participar dos festejos na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. A Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a qual estão vinculadas oito igrejas dedicadas à santa na capital, não tem um número preciso da movimentação de fiéis e turistas nos festejos, mas são milhares, segundo a Pastoral de Comunicação da instituição.

Mesmo em cidades onde Nossa Senhora da Conceição não é a padroeira, o dia (8) de dezembro é feriado em homenagem à santa. É o que ocorre em Belo Horizonte, que tem como protetora Nossa Senhora da Boa Viagem. Outro exemplo é Recife, onde desde o dia (29) está ocorrendo a 113ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro que traz como tema “Nossa Senhora da Conceição do Morro: Muitos Nomes, uma Só Mãe”, em uma alusão aos diversos nomes dados à mãe de Jesus Cristo.

A santa, que batiza com seu nome pessoas e cidades, é padroeira ainda de capitais como Aracaju, Cuiabá e Manaus e de, pelo menos, 85 municípios mineiros e 35 cearenses que terão feriado na sexta. É também a protetora de sete cidades do Espírito Santo, inclusive Viana, que guarda centenária imagem de Nossa Senhora da Conceição, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na categoria Belas Artes.

CALENDÁRIO – O Calendário de Eventos do Ministério do Turismo registra uma série de festejos religiosos que ocorrem em devoção à santa. São algumas delas A Caminhada de Fé com Maria, em Santarém (PA); o Círio Fluvial, em Afuá (PA), Festa da Imaculada Conceição, em Currais Novos (RN) e a tradicional Festa da Padroeira de Água Branca, no sertão de Alagoas, que reúne fiéis da comunidade e de regiões vizinhas.

Ascom MTur