Desenvolvimento turístico de Forte Velho é debatido na Câmara de vereadores de Santa Rita (PB)

0
113
imagem, Ary Silva

Audiência Pública sobre o turismo aborda sustentabilidade, geração de empregos e renda, e inclusão social

por Ary Silva

Em sessão especial na manhã desta quarta-feira (08), a Câmara Municipal de Santa Rita por meio da propositura do vereador Sebastião Bastos Filho, abriu discussão em audiência publica sobre os rumos do Turismo no Município, em especial, na região de Forte Velho. A audiência teve como pauta, difundir o desenvolvimento turístico do local e estabelecer uma maior junção aos órgãos de proteção ao Patrimônio Histórico visando a conservação do patrimônio local

Para Sebastião Filho, que não escondeu o otimismo, o debate foi bastante proveitoso. “Tenho certeza que depois da criação do asfalto, ligando a BR 101 até Forte Velho abriu-se uma porta para este desenvolvimento. A partir daqui vamos trabalhar em conjunto com os órgãos Estaduais e Federais para angariar recursos e alavancar o Turismo na região”, ressaltou.

De acordo com a gestora executiva de Turismo do Estado, Alessandra Lontra, o Estado já é uma coluna na reestruturação de Santa Rita tendo Forte Velho como produto turístico. “Além da criação da Trilha dos Potiguaras, e da estrada, em 2016, capacitamos a comunidade com três cursos; Excelência no atendimento, Artesanato na web e Condutor de turismo. Este ano realizamos uma visita técnica ao lado do prefeito Emerson Panta e do secretário Executivo de Turismo, Ivan Burity, onde identificamos algumas necessidades de projetos estruturais na localidade”, explicou.

Além de representantes do distrito de Forte Velho, estiveram presentes na sessão, representantes da Secretaria Executiva de Turismo do Estado (Seted), da Prefeitura de Santa Rita, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Ifaep), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ifan), do Sebrae Paraíba e do Trade Turístico da Paraíba.

Forte Velho está situado na desembocadura do rio Paraíba, às margens do canal que separa a Ilha da Restinga, do Município de Santa Rita. É uma das mais antigas povoações do Estado da Paraíba e sua história confunde-se com a própria História do Estado. Sua população é de 533 pessoas. A economia forte-velhense gira em torno da pesca, da agricultura e do turismo ocasional, feito por embarcações que ligam, diariamente, o trapiche da cidade de Cabedelo a esse distrito santa-ritense.