Uma equipe da TV Alemã ARD está na Paraíba e foi às Várzeas de Sousa para documentar a cultura do coco. O objetivo é produzir um filme de 45 minutos para mostrar as belezas naturais, costumes e culturas do Nordeste brasileiro aos alemães, aproveitando o fato da seleção alemã jogar durante a Copa do Mundo nas capitais Fortaleza, Recife e Salvador.

14.04.14-tv-alema-em-sousa_fotos_secom-3

O Sertão da Paraíba foi escolhido justamente por atravessar uma seca que perdura por três anos. Nesse contexto, as Várzeas de Sousa se destacam pela cultura de coco que segue produzindo em grande escala com qualidade comprovada. Em cinco hectares agricultores familiares divididos em 178 lotes produzem além de coco, banana, hortaliças e macaxeira.

Ao chegar em Sousa a equipe da ARD seguiu para o perímetro irrigado onde se dá a produção de coco. O Gerente Executivo de Irrigação da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Demilson Lemos, explicou o Projeto à equipe e apresentou trabalhadores.

14.04.14-tv-alema-em-sousa_fotos_secom-2

O agricultor Francisco Patrício, escolhido pela ARD para ser o personagem do documentário, falou sobre seu dia a dia na roça com a família. “Eu não troco a vida aqui por nada, sou feliz em trabalhar na produção de coco, tenho tudo que preciso e agora ainda vou ficar conhecido na Europa, tudo graças a muito trabalho. Já cheguei longe e o coco vai me trazer muito mais”, disse.

A equipe da ARD, composta por Maria Adélia Mendonça, Juan Pablo Mondini, Leonardo Cardoso e Michael Stocks, passou o dia conhecendo o modelo de vida dos agricultores nas Várzeas de Sousa. Segundo Maria Adélia é diferente de tudo o que ela imaginava: “O exemplo da viabilidade de um projeto de inclusão está estampada no rosto de cada agricultor. Para mim seu Francisco representa todos eles, estou contente, valeu muito a pena ter vindo aqui”, reconheceu a produtora.

A equipe aproveitou para gravar o por sol no açude de São Gonçalo e depois seguiu para a cidade de Teixeira, onde vai gravar uma família típica da caatinga. A ARD continua na Paraíba até a noite desta segunda-feira (14), para gravar as Pedras de Ingá e as belezas de Picãozinho, em João Pessoa.

Secom PB

SHARE
Artigo anteriorPRIMEIRO DIA DA SENSACIONAL BRASIL ATRAI MULTIDÃO EM PARIS
Próximo artigoO Primeiro Paraíba Birdwatching – Turismo de Observação de Aves
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo, jornalista desde 2010 é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba (Abrajet PB). Iniciou suas atividades junto a comunicação escrevendo sobre turismo num blog em que narrava experiências vividas nas suas viagens pelo mundo e também divulgando os atrativos turísticos da sua cidade natal, João Pessoa. Morou por dois anos na Suíça, onde aperfeiçoou habilidades no jornalismo online, editorando o site “Brasileiros na Suissa”, que continha conteúdo exclusivo para a comunidade brasileira naquele país. É acadêmica em Comunicação Social, empresária e editora do site "O Concierge Online" que produz o melhor conteúdo em Turismo, Cultura e Gastronomia. Viajar, comer bem, conhecer novas culturas, fotografar e escrever são seus "hobbies". E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br