Instituto apoia a realização do Viva Brasil Festival, um evento que apresenta a diversidade brasileira e promove o País como destino turístico e cultural

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) estará presente em um dos maiores eventos de música e cultura da Europa, entre os dias 17 e 20 de julho, em Amsterdam. Os holandeses terão a oportunidade de conhecer e vivenciar a cultura brasileira em mais uma edição do Viva Brasil Festival.Com o objetivo de promover o Brasil como destino turístico, a Embratur apoia a realização do festival internacional, que destaca, além da Música Popular Brasileira (MPB), filmes, gastronomia e teatro brasileiros.“O projeto Viva Brasil Festival propõe ações de marketing inovadoras para a Embratur se relacionar com seu público de interesse e divulgar a Marca Brasil na Holanda. Por meio de concertos, exposições, filmes, palestras, arte comunitária e demais formas de arte, o festival quer fazer com que a energia da cultura brasileira possa ser vivenciada”, explica o presidente do Instituto, Vicente Neto.O presidente da Embratur participará de uma coletiva de imprensa na quinta-feira (17), no local do evento. Neto falará sobre o apoio da Embratur e destacará as ações de promoção do Brasil no exterior realizadas pelo Instituto. Entre os dias 18 e 20 deste mês, os holandeses conhecerão a performance de artistas, como Maria Gadú, Ed Motta, Tulipa Ruiz, Daniela Mercury, Olodum, Roda de Samba e Choro, Monobloco e Hamilton de Holanda.O Viva Brasil Festival, que teve sua primeira edição em 1994, tornou-se um dos únicos festivais de música brasileira da Europa. “O evento trabalha no sentido de divulgar a cultura brasileira, formar novas plateias e estimular novos projetos que traduzam nossa identidade em toda a sua diversidade étnica e regional”, destaca o presidente Vicente Neto.

Mercado holandês

A Holanda é um mercado prioritário para o Brasil, além de ser um dos sete países europeus a receber um Escritório Brasileiro de Turismo (EBT). Em 2012, 73.133 holandeses vieram ao País. Os segmentos mais procurados são Sol e Praia (39,7%), Natureza, Ecoturismo ou Aventura (30,7%) e Cultura (22,6%).
Entre pessoas de 20 países, os holandeses que vieram ao Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014 foram os campeões em gastos médios por compra, com R$ 446, segundo dados da empresa de pagamento eletrônico Cielo.

Secom/Embratur