Courmayeur realiza Encontro da Confraria do Espumante em Garibaldi

0
230
Confraria do Espumante Courmayeur 21 09 17 Créditos: Melina Casagrande / Divulgação

Confraria do Espumante de Garibaldi se consolida como uma grande iniciativa para entender mais sobre a bebida símbolo do município. Em sua 19ª edição, a Courmayeur recebeu o evento na última quinta-feira, (21) de setembro.

Os participantes foram recebidos pelo enólogo Gilson Berselli e realizaram a visita na vinícola, seguindo para os tanques e para a rotulagem, antes de se dirigirem para a sala de degustação. No local, a apresentação foi conduzida por Berselli e pela sommeliere Rosenilda Crespão.

Os primeiros produtos degustados foram o espumante Brut Chardonnay e o espumante Brut Rosé, acompanhados de focaccia, configurando uma harmonização por contraste, acidez x salgado. Após, foi realizada a harmonização por contraste e similaridade, acidez, gordura e doçura (queijo provolone) com os espumantes Extra Brut Executive e Frisante Tinto Lambrusco. Ao final, outra harmonização por contraste, acidez x doçura (morangos), com os espumante Moscatel e espumante Prosecco.

A vinícola foi fundada em 1976 e, nos anos 90, iniciou a elaboração de espumantes, pelos quais atualmente é reconhecida no mercado nacional. O nome Courmayeur provém de uma comuna italiana da região do Valle d’Aosta, na fronteira com o território francês. A vinícola tem um giro anual de 300mil garrafas.

Em seu novo posicionamento, a vinícola está fortalecida na ideia de “celebrar o novo”, elaborando espumantes de alta qualidade, trazendo ao mercado produtos que sejam a cara do Brasil: descomplicados, alegres e únicos, e convida a descomplicar, consumindo espumantes a qualquer hora.

A Confraria do Espumante foi idealizada ainda em 2013 pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. Todas as vinícolas locais são contempladas com a iniciativa, que é aberta para homens e mulheres com mais de 18 anos. Informações no fone (54) 3462 8235.

Ascom Garibaldi / Setur