O Coral Sinfônico Infantil da Paraíba apresenta concerto nesta quarta-feira (4), às 19h30, no Teatro Severino Cabral, em Campina Grande. A apresentação gratuita é fruto de uma parceria entre a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e o teatro. Formado por 35 crianças, o grupo será acompanhado por um pianista e também contará com a participação de um percussionista. A regência será do maestro João Alberto Gurgel.

A apresentação começa com “O Fortuna, Imperatrix Mundi” (Oratório Carmina Burana – Carl Orff). Em seguida, o grupo cantará “Süsses Lieb” (Folclore Alemão), “Jubilate Deo” (John Alfterhose). Para fechar, o repertório traz uma sequência de composições brasileiras como “Feira de Magaio” (Sivuca), “Metamorfose Ambulante” (Raul Seixas) e “Aonde você mora” (Cidade Negra). Todas as peças têm arranjos e adaptações do Maestro João Alberto Gurgel.

02.06.14-apresentacao_coral_infantil_campina-1

Sobre o grupo – O Coral Sinfônico Infantil da Paraíba é um projeto desenvolvido pela Funesc e Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade e juventude paraibana. É formado por jovens coristas com idades entre 7 e 15 anos, oriundos de diversos bairros de João Pessoa.

O grupo apresenta uma nova concepção para a prática do canto coral, onde existe plena interação com o corpo, voz, música e emoção. Desta forma os resultados obtidos demonstram que a criança amplia e liberta a criatividade, afetividade, raciocínio, socialização e autoestima, bem como a consciência corporal, além de ampliar e enriquecer o leque cultural, aspectos fundamentais para a estruturação do indivíduo como um todo.

Componente dos núcleos musicais da OSPB, o coral tem se apresentado em eventos e solenidades diversas, além de participações junto à Orquestra Sinfônica Infantil da Paraíba. Seu corpo técnico atua sob a direção do Maestro João Alberto Gurgel, contando também com suporte técnico doPianista Rafael Amorim e do Persussionista Thiago Jorge.

O núcleo administrativo é composto, desde janeiro de 2011, pela inspeção técnica de Egon Andrés Figuerôa e IgNez Moura, e direção executiva de Erlaine Souza (OSPB) e a gestão geral de Lau Siqueira (Funesc).

Sobre o regente – O Maestro João Alberto Gurgel, graduado pela UFPB, dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de dirigir os Coros da Orquestra Sinfônica da Paraíba , é também o regente do Coral Universitário Unipê, do Coro do Tribunal de Contas do Estado, dentre outros.