Torcedores de todo o mundo compraram quase 40% do total de ingressos vendidos para os jogos do mundial

 

Os turistas estrangeiros compraram 38,3% dos ingressos já vendidos para os jogos da Copa de 2014, segundo dados divulgados pela FIFA. No total, eles adquiriram 986 mil ingressos dos 2,5 milhões vendidos até o momento. “Os números mostram que a Copa já é um sucesso, ampliando o número de turistas no Brasil, estimulando a economia e a geração de empregos e renda”, afirmou Vicente Neto, presidente em exercício da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo).

O maior volume foi comprado por torcedores dos Estados Unidos, que ficaram com 154 mil ingressos, seguidos por Austrália, Inglaterra e Colômbia. “Entre os países que mais buscaram ingressos estão grandes emissores de turistas para o Brasil. Os Estados Unidos, por exemplo, ocupam o segundo lugar na lista de interesse por destinos brasileiros. Segundo dados do Ministério do Turismo, 586 mil norte-americanos estiveram no Brasil em 2012”, comentou Neto.

A Embratur aposta que a Copa do Mundo vai contribuir bastante com a meta de 7 milhões de turistas estrangeiros em nosso País durante o ano de 2014 . “O Brasil está preparado para receber cada um que vier a nosso País, com ou sem ingresso, tanto para assistir aos jogos, como para curtir o clima da Copa e as fan fests”, afirmou o presidente em exercício, em referência à exibição pública de jogos que será feita em telões em grandes áreas públicas. Uma nova etapa de venda de ingresso começa em 15 de abril .

Ações no exterior

Em todos os países que mais compraram ingressos para a Copa, exceto Austrália, a Embratur realizou edições do Goal To Brasil, evento específico de promoção do País. Esse evento, premiado internacionalmente, reúne operadores de turismo para uma imersão em informações sobre o País, seguida de uma rodada de negócios com empresários brasileiros. Ao final do dia, há uma apresentação cultural brasileira, além da oferta de quitutes nacionais.

“Londres foi palco da etapa mais recente da ação. No dia 19 de março, reunimos imprensa, operadores de turismo, agentes de viagens do Reino Unido para apresentar os destinos turísticos brasileiros, entre eles as cidades que receberão jogos da seleção inglesa”, comentou Neto.

Grandes eventos e o número de turistas no Brasil

O aumento no número de turistas estrangeiros em 2013 superou a média do crescimento mundial e foi quase três vezes maior que a alta verificada nos demais países da América do Sul. Enquanto o total de estrangeiros que fazem turismo registrou alta de 5% no ano passado, conforme dados da UNWTO (Organização Mundial do Turismo, na sigla em inglês), no Brasil esse índice foi de 6%, conforme dados preliminares da Embratur, com o ingresso de pelo menos 6 milhões de turistas.

Ainda de acordo com os dados da UNWTO o aumento no número de turistas no Brasil foi praticamente o triplo dos 2% verificados na média dos demais países da América do Sul, região onde o País é,  junto com  Argentina,  o principal receptor de turistas estrangeiros.

“O bom desempenho  brasileiro em 2013 foi influenciado pela Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações e pela maior exposição do Brasil no cenário internacional em função de grandes eventos como a Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro”, explicou o presidente em exercício da Embratur.

ASCOM/Embratur

Foto: Reprodução