Contagem regressiva para 4ª Romaria Nacional dos profissionais do Turismo à Aparecida

0
54
imagem, divulgação

por Cristina Lira

A cidade de Aparecida, no Vale do Paraiba (SP),  promoverá, entre os dias 22 a 24 de setembro, a 4ª Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo com a comemoração ao Dia Mundial do Turismo e o Jubileu dos 300 anos do descobrimento da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas Águas do Rio Paraíba do Sul

Segundo o idealizador e coordenador geral da Romaria, João Gilberto Oliveira, a  Romaria Nacional foi criada com o objetivo de proporcionar o entrelaçamento entre os profissionais de turismo para refletirem temas de interesse da categoria, e ao mesmo tempo em que realizam uma peregrinação ao maior santuário do mundo dedicado à devoção a Nossa Senhora.

O evento consta no calendário oficial de festas e eventos do Ministério do Turismo, e também é uma das mais importantes romarias do Santuário Nacional de Aparecida.

A Romaria acontece anualmente no Santuário Nacional de Aparecida, contando sempre com palestrantes de alto nível e ligados ao trade Turístico Nacional. Acontecem palestras e debates destinados a guias turísticos, agentes, transportadores e operadores do setor.

Os participantes terão a oportunidade de realizar um city tour pelos principais pontos turísticos religiosos de Aparecida e região.

OFICINA DE TURISMO RELIGIOSO

O diretor executivo da Expotour Católica, Manoel Sidnésio, será o coordenador da I Oficina de Turismo Religioso, que se realizará durante a 4ª Romaria Nacional dos Profissionais do Turismo à Aparecida, que será realizada de (22) a (24) de setembro, em Aparecida, no Vale do Paraíba (SP). A oficina é uma iniciativa da Romaria Nacional dos Profissionais do Turismo.

A oficina acontece no dia (23)  de setembro, das 11hs às 12hs30. O tema será “Turismo Religioso, Crescimento e Desafios”. De acordo com Manoel Sidnesio, participarão da oficina como palestrantes, o jornalista  Amadeu Castanho de SP- editor da revista eletrônicia Viagens de Fé, o professor Rafael Moraes do Rio de Janeiro, as guias de turismo, Fátima Midões, presidente da Associação dos Guias do circuito de turismo religioso – Agctur e Zenilda Cunha do turismo religioso de Aparecida. Serão feitos inicialmente perguntas a cada membro da mesa, dentro da experiência de cada um na área do turismo religioso. Manoel Sidnésio abrirá a oficina e abordará o desafio geral do turismo religioso dentro da perspectiva nacional.

O objetivo da oficina é mostrar que o turismo religioso vem crescendo, mas existem desafios ainda que devem ter um olhar mais atento, dando prioridade ao profissionalismo, a sustentabilidade, mostrar que o turismo religioso não se faz somente com as festas de padroeira e eventos, mas é todo um trabalho, lembrou Sidnésio . O turismo religioso se faz por meio da fé do povo, enfatizou Manoel Sidnésio. O segmento tem uma espiritualidade e as empresas tem que enxergar isso, explicou. Ele enfatizou que também citará exemplos de cidades, onde já existem leis, que cuidam do turismo religioso, a exemplo de Natal.  A oficina é aberta para todos que fazem o trade turístico, como guias, turismólogos, sacerdotes, operadores, hoteleiros, inclusive leigos que queiram participar e a própria igreja. O turismo religioso deve ser preocupação de todos, finalizou.

Estão apoiando o evento: Pastoral do Turismo da CNBB, Obra da Pastoral de Turismo de Portugal, Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, CNTUR- Confederação Nacional de Turismo, Santuario nacional de Aparecida, Prefeitura Municipal de Aparecida, Prefeitura Municipal do Potim, Secretaria de Turismo de Aparecida, Secretaria de Turismo de Roseira, Codivap Turismo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Memorial da Devoção, Amitur- Associação dos municipios de Interesse turístico, AGCTUR Associção dos Guias do Circuito Turistico Religioso
Arquidiocese de Aparecida, Expotour Católica e Abrajet (SP) .

4ª ROMARIA NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE TURISMO `A APARECIDA

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA – 22/09

Local: Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida

08h: Acolhida e credenciamento dos participantes da Romaria. Local: Memorial da Devoção, seguida de visita monitorada ao Museu de Cera. (O Memorial da Devoção está localizado ao lado direito do Centro de Apoio aos Romeiros).

09h: City tour Turístico-Religioso em Aparecida e Guaratinguetá. Saída após a visita monitorada no Memorial da Devoção.

17h: Encerramento do City Tour.

19h: Jantar  em restaurantes credenciados do Centro de Apoio aos Romeiros (incluso).

20h: Abertura Oficial. Local:  Memorial da Devoção.

21h: Apresentação Cultural

22h: Encerramento.

SÁBADO – 23/09

Local: Auditório Noé Sotillo Santuário Nacional de Aparecida

08h: Acolhida, oração, cânticos e apresentação dos objetivos da 4ª Romaria.

08h30min: Reflexão sobre o tema do Dia Mundial do Turismo.

09h30min: Coffee Break

10h: Palestra: A Contribuição dos Profissionais para o desenvolvimento e crescimento sustentável do turismo nos Santuários do Brasil.

11h: 1ºMomento de partilha de experiências entre Profissionais de Turismo e representantes dos Santuários e Pastoral do Turismo.

12h: Almoço nos restaurantes credenciados do Centro de apoio aos Romeiros (incluso)

14h: 2ºMomento de partilha de experiências entre Profissionais de Turismo e representantes dos Santuários e pastoral do Turismo.

15h: Coffee break

15h30min: Mesa redonda.Tema: O Desenvolvimento sustentável do Turismo Religioso e seus benefícios para os profissionais e a coletividade.

17h: Conclusão e encerramento das atividades do dia.

18h: Celebração da Santa Missa, no altar central do Santuário Nacional de Aparecida (transmitida pela TV Aparecida)

19h: Jantar nos restaurantes credenciados do Centro de Apoio aos Romeiros (incluso)

20h: Noite Cultural ; Praça de Alimentação 2: Centro de Apoio aos Romeiros

22h: Encerramento das atividades

DOMINGO – 24/09

07h30min: City tour: Circuito Turístico Cultura Caipira. Local de saída:. Cidades a serem visitadas: Taubaté,Tremembé, Quiririm, São Luiz do Paraitinga.

17hs : Encerramento