Conselho Municipal de Turismo realiza primeira reunião de 2017 e debate ações para Capital

0
91
Reunião do Contur João Pessoa - Foto: Rafael Passos / Divulgação

Por Luiz Carlos Lima

O Conselho Municipal de Turismo (Contur) fez sua primeira reunião do ano, nesta terça-feira (16), em um hotel no bairro de Tambaú. Estiveram na pauta ações futuras para incrementar o turismo da Capital, além de um balanço dos projetos referentes ao ano passado. Uma das principais discussões foi em torno do turismo no Centro Histórico, avaliando ações passadas e planejando eventos futuros.

Uma das principais propostas é investir no turismo de experiência no Centro Histórico para impulsionar a divulgação. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem realizado uma série de intervenções no local nos últimos anos, no entanto, o desafio é aliar cultura e turismo levando turistas e pessoenses a visitar o local com mais frequência.

O secretário de Turismo (Setur) da PMJP, Fernando Milanez, explica que a indústria do turismo é uma das principais fontes de recurso mundial, atualmente. “Temos que dar cada vez mais importância ao turismo na nossa cidade. Essa reunião é importantíssima para ouvir o setor e nossa função é fazer com que essas solicitações e sugestões cheguem ao prefeito da cidade. A cultura e o turismo têm que andar juntos. Isso, a Prefeitura já está fazendo com essas obras de revitalização da área do Centro Histórico, como aconteceu com o Parque da Lagoa, a Praça da Independência e o Hotel Globo”, ressaltou.

A reunião – Ao longo do ano o Contur realiza até quatro reuniões anuais. A primeira delas, ocorrida na manhã desta terça-feira (16), contou com diversas entidades relacionadas ao turismo.

Entre os representantes do setor turístico, estiveram presentes: Abrasel (Associação Brasileira de bares e Restaurantes), Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Fecomércio-PB Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba e PBTur (Empresa Paraibana de Turismo).

O Conselho – O Conselho Municipal de Turismo, criado pela Lei Municipal Nº. 11.708, de 15 de junho de 2009, é um órgão consultivo, normativo, deliberativo e de assessoramento, que congrega representantes da esfera pública e de instituições representativas dos diversos setores que compõem o segmento de turismo, integrando a estrutura básica da Secretaria Municipal de Turismo, diretamente vinculado ao seu titular.

Secom JP