Conheça o projeto Jampa Saúde

0
58
Projeto Jampa Saúde - Imagem: Divulgação

Atividades físicas para uma vida mais saudável e feliz

Uma cidade com belezas naturais que inspiram qualidade de vida. Assim é João Pessoa, terceira capital mais antiga do Brasil, que chega aos 432 anos de fundação. As áreas verdes, praças e praias são um convite para deixar o sedentarismo de lado. Por isso, quando surgiu a ideia de oferecer à população, gratuitamente, um projeto de incentivo à prática de atividades físicas – o Jampa Saúde -, a Unimed João Pessoa, maior operadora de planos de saúde da Paraíba, não teve dificuldades em definir onde ele seria realizado.

Lançado em (27) de abril de 2014, o Jampa inicialmente funcionou de forma itinerante em diferentes pontos da cidade. Desde maio de 2015, ganhou um local fixo: as areias da Praia do Cabo Branco. Foi lá que se consolidou e vem contribuindo para transformar a vida de muitas pessoas – clientes ou não da Cooperativa.

O Jampa oferece dois circuitos de treino funcional (um deles exclusivo para iniciantes), um de zumba e serviços de saúde (veja horários no quadro abaixo). As atividades são realizadas na altura do final da Avenida Beira-Rio e ocorrem às terças e quintas à tarde e aos sábados pela manhã. Para participar, qualquer pessoa a partir de 18 anos de idade só precisa se inscrever no local e apresentar um atestado de que se encontra apta a praticar atividades físicas. Por segurança, a equipe também coleta algumas informações sobre a saúde do participante.

“Melhor do que adoecer e tomar medicações é a prevenção. Por isso, a Unimed João Pessoa tem um trabalho permanente voltado para promover a saúde e o bem-estar não só dos seus clientes, mas de toda a comunidade”, afirmou o gestor de Provimento da Saúde da Cooperativa, Alexandre Araruna. Foi dentro desse contexto que surgiu o Jampa Saúde, que está integrado às iniciativas da área de promoção da saúde e de responsabilidade socioambiental da Cooperativa. “O Jampa é um exemplo do cuidado que a Unimed João Pessoa tem com nossa cidade, com nosso povo”, afirmou Alexandre Araruna.

Benefícios para o corpo e para a mente

Há mais de dois anos, a assistente administrativa Alexsandra Vieira França, 32 anos, frequenta o Jampa Saúde. “Cheguei a emagrecer quase 8 kg com as atividades. Além disso, tenho mais resistência, disposição e autoestima”, contou.

Alexsandra emagreceu 8 quilos participando do Jampa: mais resistência, disposição e autoestima (Foto: Acervo Unimed João Pessoa) / Divulgação
Alexsandra emagreceu 8 quilos participando do Jampa: mais resistência, disposição e autoestima (Foto: Acervo Unimed João Pessoa) / Divulgação

Depois de três meses no Jampa, o professor Ezequias Gonçalves da Silva, 38 anos, também já percebe mudanças. “Durmo melhor e passei a não ‘pular’ o café da manhã para conseguir ter mais energia para a atividade física. Também estou mais disposto para as minhas aulas”, disse.

Depois de três meses no Jampa, o professor Ezequias Gonçalves da Silva, 38 anos, também já percebe mudanças. “Durmo melhor e passei a não ‘pular’ o café da manhã para conseguir ter mais energia para a atividade física. Também estou mais disposto para as minhas aulas”, disse. - Imagem: Divulgação
Depois de três meses no Jampa, o professor Ezequias Gonçalves da Silva, 38 anos, também já percebe mudanças. “Durmo melhor e passei a não ‘pular’ o café da manhã para conseguir ter mais energia para a atividade física. Também estou mais disposto para as minhas aulas”, disse. – Imagem: Divulgação

O educador físico Claudney Forte, coordenador do Jampa Saúde, chama a atenção para o prazer de praticar uma atividade física. “Além de melhorar o condicionamento físico, respiratório e cardiovascular, a prática regular de atividade física contribui para o bom humor, até mesmo para modificar quadros depressivos”, afirmou. “E é isso que queremos oferecer aos participantes do Jampa Saúde: uma vida mais saudável e feliz”, disse.

Treino funcional: equilíbrio e resistência

Exercício com intensidade muito alta, o treino funcional utiliza acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. O participante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade, entre outros benefícios.

Diversão e bem-estar com a zumba

A zumba é um exercício intenso, que pode queimar até mil calorias em uma hora de aula. Divertida, a dança mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas. A atividade ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e muscular e a saúde dos ossos.

Horário das atividades

Veja os horários e os dias das atividades do Jampa Saúde:

Treino Funcional
Terças e quintas: 17h às 19h30
Sábados: 6h às 8h

A orientação é que a pessoa chegue uma hora antes do encerramento do treino funcional para que possa fazer o circuito completo.

Zumba
Terças: 17h às 18h
Quintas: 17h às 18h

Serviços de saúde
Sábados: 6h às 8h

São realizados, gratuitamente, teste de glicemia, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e aferição da pressão arterial. Dependendo do resultado, a pessoa é orientada a consultar um médico.

G1