Congresso Nacional da Abrajet reúne jornalistas de turismo em Aracaju (SE)

0
160
Abertura de Congresso da Abrajet. Crédito: Roberto Castro / Divulgação

Abertura oficial do evento contou com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, que apresentou algumas ações da Pasta

O ministro do turismo, Marx Beltrão, participou na manhã desta quarta-feira (16), em Aracaju (SE), da abertura do 34º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). O evento que tem como tema “Turismo e Sustentabilidade” segue até o próximo sábado (19) e contará com a participação de 200 convidados sendo 100 jornalistas e 100 agentes, guias, empresários e gestores públicos.

“Esse congresso é a ocasião mais oportuna para avançarmos no debate público sobre diversas pautas trabalhadas pelo ministério. Reforço aqui esse papel importante da mídia especializada, que posiciona os interesses do setor na imprensa e, ao mesmo tempo, divulga os destinos do país”, afirmou o ministro Marx Beltrão.

A presidente da seccional Paraíba, a jornalista Messina Palmeira, que também participa do congresso, reafirmou a importância da imprensa especializada no setor de turismo se integrar a esse tipo de evento. “O congresso é fundamental para que haja socialização entre os jornalistas associados de todo o Brasil. Juntos somos mais fortes! declarou.

Aliado ao tema do Congresso, o Ministério do Turismo apoia iniciativas de sustentabilidade, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em parceria com a Associação Brasileiras das Operadoras de Turismo que reconhece e estimula ações sustentáveis nos diversos segmentos do turismo brasileiro. Mais de 275 projetos já foram cadastrados em cinco edições e 60 cases de sucesso foram premiados pela adoção de práticas sustentáveis na atividade turística. As inscrições para a premiação deste ano estão aberta e poderão ser feitas até 30 de setembro. O debate sobre sustentabilidade está presente em várias esferas do setor. Tanto que durante reunião do Conselho Nacional de Turismo, nesta terça-feira (15), foi instalada a Câmara Temática de Turismo Responsável,  que abordará os temas de sustentabilidade. A coordenação técnica ficará a cargo de Isabel Barnasque, diretora de Turismo Responsável do MTur.

OUTRAS AÇÕES DO MINISTÉRIO – Outra iniciativa desenvolvida pelo MTur é o Mapa do Turismo Sustentável, lançado em agosto de 2016, durante os Jogos Olímpicos do Rio, que reúne as inciativas de turismo sustentável premiadas no concurso Braztoa, desde a primeira edição. A ferramenta serve como fonte de consulta para turistas nacionais e internacionais que buscam por experiências de viagem mais sustentável.

O MTur também é parceiro da campanha Mares Limpos, lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em junho, para conter o descarte de lixo plástico nos mares brasileiros. A proposta é mobilizar, até 2022, governos, setor privado e sociedade civil para uma diminuição drástica no descarte de plástico nos mares e rios.

Ascom MTur