Os trabalhos selecionados ficarão expostos na Usina Cultural Energisa, dentro da programação do “Natal na Usina”

Estão abertas, até (18) de novembro, as inscrições para a 4ª edição do Concurso Energisa de Presépios. Voltado para artistas e artesãos, essa é uma excelente oportunidade de exposição numa importante galeria de arte de João Pessoa, durante todo o mês de dezembro. O concurso é uma das grandes atrações do Natal na Usina que, desde 2014, é promovido pela Energisa, na Usina Cultural Energisa.

O Concurso de Presépios Natalinos é dividido em duas categorias: presépios tradicionais e presépios não tradicionais – dois de cada tipo serão premiados mediante avaliação de um júri técnico. A recompensa para cada trabalho escolhido será de R$ 1,5 mil. Além desses quatro que serão selecionados por critérios técnicos, haverá votação popular presencial (durante a exposição) e pelo site do concurso, elegendo deste modo mais dois ganhadores que receberão o mesmo prêmio em dinheiro que os escolhidos pelo júri.

Para uma das ganhadoras de 2016, Marília Medeiros, é importante disseminar o concurso para que mais pessoas participem. “Dessa vez não vou participar. Estou divulgando pelas redes sociais, foi como fiquei sabendo no ano passado. Há uns dez anos faço trabalhos com técnicas de papercrafts. Daí, quando vi o concurso tive a ideia de fazer um presépio utilizando recorte, dobra e colagem de papel. Foi muito bom ter meu trabalho reconhecido”, conta Marília.

Já Geo Oliveira, bordador e artista naif, outro ganhador do ano passado, está se preparando novamente para participar agora em 2017. Ele adianta que vai apresentar um trabalho bem diferente do ano passado: “A minha proposta é que haja movimento no que vou expor, seguindo uma linha bem popular e sem deixar o bordado de lado”.

De acordo com o curador da Usina Cultural Energisa e coordenador do projeto “Natal na Usina”, Dyógenes Chaves, o Concurso de Presépios Natalinos recebeu 35 inscrições em 2016. “Esperamos ter mais participantes neste ano. Esse é um projeto que a gente desenvolve com muito carinho, pensando em deixar o ‘Natal na Usina’ com a cara do Natal que representa aquilo que paraibano gosta e quer ver”, pontua Dyógenes.

O edital do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.usinaculturalenergisa.com.br. Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail,  partir de contato com o seguinte endereço eletrônico: usinaculturalenergisa@gmail.com. Os vencedores serão anunciados numa cerimônia no dia (5) de janeiro de 2018, na Usina Cultural Energisa.

O Natal na Usina 2017 começa no dia (6) de dezembro e vai até 06 de janeiro com shows, mostra de corais, exposições, feiras culturais, mostra gastronômica, Usina do Papai Noel, oficinas artesanais e muito mais.