Foto: Jean Pavão/Festival de Turismo das Cataratas (Divulgação)

A busca pela sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental sempre foram características marcantes do Festival de Turismo das Cataratas. Por isso, mais uma vez o evento será considerado Carbono Zero, com a compensação das emissões de gases poluentes.

Para marcar o ato, na tarde da sexta-feira (17) foi realizado um plantio simbólico nas dependências do Rafain Palace Hotel & Convention, com a participação do organizador do Festival, Paulo Angeli; do superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla; e do professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e coordenador do 10º Fórum Internacional do Turismo do Iguassu, Francisco Antonio dos Anjos.

Os gases poluentes são provenientes de atividades como a montagem e desmontagem das estruturas do evento, uso de água e energia, viagens dos participantes, e excesso de produção de lixo. A compensação será realizada pela Destino Verde, seguindo a metodologia GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), que é utilizada mundialmente por empresas e governos no cálculo das emissões diretas.

Foto: Jean Pavão/Festival de Turismo das Cataratas
Foto: Jean Pavão/Festival de Turismo das Cataratas (Divulgação)

O total de emissões contabilizadas será convertido no plantio de aproximadamente 700 mudas de árvores nativas nas proximidades do Corredor da Biodiversidade Santa Maria, que liga o Parque Nacional do Iguaçu à faixa de reserva florestal da Itaipu Binacional.

O Festival de Turismo das Cataratas possui o Selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) – Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente e integra uma comissão que tem como objetivo articular e mobilizar ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Foz do Iguaçu.

O Festival de Turismo das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo, Sebrae, Paraná Turismo e Iguassu Convention & Visitors Bureau, e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio Paraná / CNC e Fundo Iguaçu e Copel Telecom.

Assessoria

Foto: Jean Pavão/Festival de Turismo das Cataratas (Divulgação)