Quatro companhias de João Pessoa farão uma homenagem ao Dia Mundial da Dança com uma série de apresentações nesta terça-feira (29), às 17h30, no Ponto de Cem Réis. O evento, gratuito, é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e mescla estilos como o contemporâneo, neoclássico e o balé popular.

A programação será aberta pelo Balé Popular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o espetáculo ‘Leoas e luas’. Seguem-se a Cenário Cia. de Dança, com ‘A deusa que há em mim’, o Coletivo Tranz, com a performance ‘Santuário’, e por último, a Contexto, com ‘Cabeça de Lagartixa’. “Todos os grupos se consolidaram dentro do cenário artístico da cidade e se destacam por exibir um bom nível técnico”, comenta Maurício Germano, da Divisão de Dança da Funjope.

mostra

Dia da Dança – 29 de abril foi uma data convencionada em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco para lembrar o nascimento do francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos grandes nomes da dança mundial.

A celebração mostra a segunda arte em sua universalidade, que transpõe barreiras políticas, culturais e sociais. Neste dia, várias atividades afins costumam ser realizadas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança.

SECOM JP