Mais de 50 mil visitantes prestigiaram os três dias da 16ª Festa do Bode Rei, que acontece anualmente no município de Cabaceiras, localizado a 180 Km da capital paraibana. O festival, que nesta edição foi todo decorado em clima de Copa do Mundo, incentiva a ovinocaprinocultura e fomenta o potencial turístico e cultural da cidade. Considerada um dos principais eventos turísticos do calendário nordestino, a festividade contou com apoio do Governo do Estado.

O encerramento da festa aconteceu no domingo (1º). O governador Ricardo Coutinho destacou a importância do evento e as atrações do local. “É uma festa cultural e ao mesmo tempo econômica. Além de realizar a Festa do Bode Rei, Cabaceiras também é um município paraibano conhecido pelo seu potencial turístico. Temos aqui, por exemplo, o Lajedo de Pai Mateus, que é um monumento natural e arqueológico, e o projeto cinematográfico Roliúde Nordestina. Todos esses potenciais são importantes para o desenvolvimento da Paraíba”, comentou.

02.06.14-festa-do-bode_cabaceiras_fotos_alberi-pontes-17

O prefeito de Cabaceiras, Luiz Aires, também ressaltou o caráter turístico e cultural da festa. “Fazer a Festa do Bode Rei entre o final de maio e início de junho é uma maneira de harmonizarmos o turismo da Paraíba. Até porque conciliamos nossa festa com a abertura do São João de Campina Grande que é sempre na segunda semana de junho”, explicou. “O objetivo dessa festividade é, em primeiro lugar, fomentar a nossa ovinocaprinocultura. E, em segundo lugar, há o caráter cultural e turístico, porque ela já foi inserida no calendário turístico da Paraíba e do Brasil”, completou.

Empreendimento – A Festa do Bode Rei também ressalta o caráter empreendedor do nordestino. Durante três dias, produtores da caprinovinocultura e turismo, além de técnicos, empresários e o público tiveram a oportunidade de expor produtos, fazer negócios, participar de cursos, feiras de animais e artesanato.

02.06.14-festa-do-bode_cabaceiras_fotos_alberi-pontes-16-270x192

O evento ocupa todo o centro histórico da cidade, abrangendo as principais avenidas e prédios públicos. A festividade é dividida em diferentes setores. Um deles é o Parque do Bode Rei, onde acontece a Expofeira de Animais. São diversos currais à disposição dos criadores para exposição e comercialização de animais, além de uma arena destinada à realização das competições formada por modalidades como Pega Bode, Fórmula Bode, Gincana de Bode e Concurso Cabra Leiteira.

Outro setor da festa é a Praça do Bode Rei, onde acontece a Expofeira de Artesanato. Nesse espaço ficam instaladas as barracas, reservadas à exposição de artesanatos da região do Cariri como crochê, bordado, retalhos de tecido (coxixo e fuxico) e objetos confeccionados em couro caprino.

02.06.14-festa-do-bode_cabaceiras_fotos_alberi-pontes-20

O terceiro setor é o Arraial do Bode Rei, reservado às apresentações de desfiles, concursos, grupos folclóricos e forró pé-de-serra. Ao seu redor são disponibilizadas barracas, que formam a praça de alimentação, denominada de Espaço da Culinária Bodística.