Projeto, que contará inicialmente com 70 metros de via, será inaugurado este mês em Krommeni e produzirá energia para abastecer três famílias.

Iniciado em 2009, o projeto SolaRoad finalmente vai se tornar realidade. Este mês, os criadores da primeira ciclovia solar do mundo apresentam a primeira etapa do projeto, desenvolvido pela Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO). Até 2016, outros 30 metros serão implantados.

A ciclovia foi feita com uma base de concreto com medidas entre 1,5 e 2,5 metros de largura coberta por uma camada de células solares de silício. O sistema gerador será protegido por uma placa de vidro resistente tanto às pedalas dos ciclistas quanto até mesmo o peso de um caminhão.

Mesmo sendo menos eficiente que a geração de energia solar em telhados (devido a inclinação), a TNO espera que a SolaRoad possa produzir anualmente 50 quilowatts-hora de eletricidade por metro quadrado.

SolaRoad

Os pesquisadores envolvidos no projeto estimam que até 20% dos 140 mil quilômetros de estrada da Holanda poderiam ser adaptados para energia solar.

Fonte: ABN
Fotos: Reprodução