Em comemoração aos dois anos de prestação de serviço à população, o Centro de Práticas Integrativas em Saúde (Cpics) Canto da Harmonia do Valentina Figueiredo oferece, a partir desta terça-feira (13), uma semana de programação especial voltada para valorização das terapias já oferecidas, em consonância com os conhecimentos trazidos por profissionais e palestrantes convidados.

A programação tem início nesta terça, a partir das 14h30, com a palestra ‘Como fazer uma horta orgânica em casa’, ministrada pelo permacultor Luiz Lima Leite, do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam). O evento ocorre no Cpics, que fica localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina, ao lado da Praça Soares Madruga. As palestras, apresentações culturais, feira, mostra e visitas de campo ocorrem até a próxima sexta (16), com atividades realizadas em vários horários.

 

As práticas alternativas são também conhecidas como medicina complementar e saúde holística e estimulam o indivíduo a tirar o foco da doença e colocá-lo em si mesmo. De maio de 2012 a abril de 2014, o Cpics Canto da Harmonia já realizou 11.684 procedimentos terapêuticos, entre coletivos e individuais. Somente em 2013, foram registrados 6.405 atendimentos. No primeiro quadrimestre deste ano, já são 1.090 pessoas beneficiadas com os serviços.

“É muito satisfatório poder colaborar com a saúde da comunidade através das terapias naturais. É gratificante, principalmente, porque percebemos que estamos conseguindo ampliar os horizontes da população quanto ao processo saúde-doença, fazendo compreender que obtemos bem-estar e saúde, cuidando não apenas do corpo físico, mas também da mente e da alma concomitantemente”, explicou Allinne Nascimento, terapeuta acupunturista do Canto da Harmonia.

O serviço conta com profissionais da área de saúde e terapias holísticas, qualificados para oferecer cuidado integral àqueles que buscam se conhecer melhor e optam por terapias que os colocam como sujeitos ativos dos seus processos de conquista da saúde, buscando promover o autocuidado.

“Testemunhamos todos os dias a melhoria da qualidade de vida de cada um que chega ao nosso serviço. Estamos convencidos do ganho que a chegada das Práticas Integrativas e Complementares no bairro do Valentina trouxe para a saúde dos nossos usuários e suas famílias. Este método não trata a doença, trata a pessoa, o ser”, ressaltou Márcia Gadelha, coordenadora do centro.

CPICS-VALENTINA-2

As terapias oferecidas no centro são: acupuntura, homeopatia, auriculopuntura, floral, quântica, reiki, reflexologia, constelação familiar, aromaterapia, biodança, tai chi chuan, biorrespiração, terapia comunitária integrativa, permacultura, meditação, terapia ayurvédica, yoga, cuidando do cuidador/resgate da autoestima, massoterapia, alimentação saudável, entre outras.

O acesso ao Cpics Canto da Harmonia pode ser feito tanto por iniciativa própria como por encaminhamento das Unidades de Saúde da Família (USFs). Para o cadastro no serviço, solicita-se a carteira de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O cidadão passa por uma escuta individual, realizada por um terapeuta, que vai indicar uma terapia a ser feita.

CPICS-VALENTINA-1

Saúde alternativa – Em 2006, o Ministério da Saúde implementou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, pela Portaria nº. 971, de 3 de maio. Em João Pessoa, a Lei municipal de nº. 1.665, de julho de 2008, implementou essa proposta na rede de saúde. O Centro de Praticas Canto da Harmonia foi o primeiro espaço público na Paraíba a oferecer terapias complementares pelo SUS.

Práticas nos Bancários – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza também de um centro de práticas integrativas e complementares no bairro dos Bancários. O Equilíbrio do Ser funciona das 8h às 21h, da segunda à sexta feira, e oferece aos usuários atendimentos individuais e práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, moxabustão, tai chi chuan, homeopatia, fitoterapia, terapia floral, reiki, entre outras terapias.

O Equilíbrio do Ser conta também com um laboratório de fitoterápicos, florais e homeopatia para fornecer aos usuários, segundo prescrição dos terapeutas e médicos, bem como hortas e mandalas de plantas medicinais para a prática de ecopedagogia com a comunidade. A unidade está localizada na Avenida Sérgio Guerra.

Serviço – O Cpics Canto da Harmonia fica localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina, ao lado da Praça Soares Madruga. Para mais informações, basta ligar para os seguintes telefones 3218-5877 ou 3218-5873.

Programação do 2º aniversário do Canto da Harmonia:

Terça (13)

14h30 – Palestra “Como fazer uma horta orgânica em casa”, com o permacultor Luiz Lima Leite (CEPAM/PMJP)

16h – Mostra de Cultivo de Plantas em Vasos Reciclados

Quarta (14)        

Manhã: 9h – Grupo de percussão infantil Tambores do Tempo, da ONG Olho do Tempo (Gramame)

9h30 – Balanço dos dois anos do serviço e roda de diálogo

10h – Roda de Dança Circular, encerrando com lanche coletivo

 

Tarde: 14h30 – Apresentação cultural do Grupo de Capoeira Mestre Zunga (Valentina)

15h00 – Feira da Gratidão

15h30 – Mostra de Alimentação Saudável

 

Quinta (15)         

8h30 – Vivência Griô com Mestres da ONG Olho do Tempo (Gramame)

9h30 – Roda de Biodança

 

Sexta (16) 

Manhã: 8h30 – Visita da equipe Canto da Harmonia à ONG Olho do Tempo (Gramame)

Tarde: 14h30 – Palestra “Terapia Holística Preventiva e Curativa”, com o terapeuta Pe. Durval.