Tony e Jan Jenkinson receberam fatura extra de 100 libras no cartão de crédito após comentário negativo sobre acomodação.

Um casal britânico foi “multado” em 100 libras (cerca de R$ 400) por um hotel que eles descreveram como “um casebre podre e fedorento” no site de dicas e avaliações de viagens Trip Advisor.

Tony e Jan Jenkinson postaram o comentário negativo depois de passarem uma única noite no Broadway Hotel, em Blackpool, no noroeste da Inglaterra.

Dias depois, o casal, natural de Whitehaven, constatou uma fatura de 100 libras (cerca de R$ 400) em seu cartão de crédito. O hotel alegou que fazia parte de sua política cobrar por “comentários negativos”.

O Trading Standards (o Procon britânico) informou que está investigando o caso.

Segundo autoridades, o hotel teria violado o código de defesa do consumidor.

A reportagem da BBC não conseguiu entrar em contato com o diretor do hotel.

Reembolso
O hotel alega que fazia parte de sua ‘política’ cobrar por “comentários negativos”.

“Em cada crítica deixada em qualquer site, cobraremos uma taxa de no máximo 100 libras (R$ 400) por comentário negativo”, afirma uma das diretrizes do Broadway Hotel, reunidas em um documento à disposição dos hóspedes.

John Greenbank, diretor do serviço de proteção ao consumidor no norte da Inglaterra, afirmou que se surpreendeu com a decisão do hotel.

“Trabalho aqui há muitos anos e nunca vi nada semelhante.”

“A administração desse hotel pensa claramente que inventou uma maneira de impedir comentários negativos, mas consideramos a atitude uma prática lesiva ao código de defesa do consumidor”.

O casal solicitou o reembolso do valor cobrado por meio da administradora de seu cartão de crédito.

Segundo John McCreesh, do Serviço de Proteção ao Consumidor do Reino Unido, “os consumidores precisam ter liberdade para ser honestos sobre os serviços que recebem”.

“Proprietários de hotéis devem focar em melhorar seu serviço em vez de tentar calar clientes insatisfeitos por meio de ameaças ou multas.”

“As pessoas têm o direito de demonstrar sua insatisfação se o hotel onde ficaram não atender a suas expectativas. Acredito que, de forma alguma, devem ser impedidas de dizer o que querem”.

Fonte: G1
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