Sexta etapa deve reunir 400 atletas na cidade de Areia

Com o maior campeonato do país em número de atletas inscritos, a Paraíba está se consolidando como a capital brasileira da Corrida de Orientação. O nível técnico das provas paraibanas é referência nacional e cada competição chega a reunir competidores de cinco estados. As inscrições para a sexta etapa continuam abertas e já estão confirmados, além de esportistas locais, representantes do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A corrida acontecerá no próximo dia 16, no município de Areia.
O Campeonato irá movimentar toda a cadeia produtiva do Turismo em Areia, desde hotéis, pousadas, bares, restaurantes, mas também o pequeno comércio.

DSC_0349

A sexta e última etapa será realizada no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, onde também serão anunciados os campeões da temporada 2014. Essa disputa final terá novos ingredientes.

 4448360235_9b4124ea4e_o (4)

“Teremos um mapa diferente dos demais, o terreno da prova em Areia é caracterizado pelas serras e florestas densas. Então, além do condicionamento físico, a prova deve exigir muita concentração durante a navegação”, ressaltou o presidente da Federação de Orientação da Paraíba (FOP), Aristides Cipriano Filho.

 4448182923_d37f35c72b_b cr

As dificuldades a serem vencidas no terreno variam de acordo com a experiência e a idade dos atletas. São 63 categorias que vão de Novato até Elite. “Naturalmente, quem está nas categorias voltadas para iniciantes vai procurar os prismas em locais mais acessíveis: na beira da estrada, por trás de uma árvore ou junto de uma construção. Já os competidores experientes vão ter que se embrenhar na mata fechada e subir as serras para localizar os pontos mais difíceis”, explicou Aristides.

 4448373961_0841ec2fa1_o

Inscrições podem ser feita até o dia 11 de novembro

Quem quiser participar da sexta etapa do Campeonato Paraibano de Orientação e desbravar locais pouco explorados da Universidade Federal da Paraíba, em Areia, tem até o dia 11 de novembro para se inscrever.

“Lembrando que para pontuar no ranking estadual o clube precisa mandar sua ficha do atleta e o comprovante de pagamento até o dia 7. Depois disso, o competidor é colocado no percurso aberto, no qual os pontos não são computados”, informou o diretor financeiro da FOP, Joacil Carlos.

Os registros custam a R$ 31 reais e devem ser depositados no Banco do Brasil, agência 3501-7, conta corrente 40150-1, em nome da FOP. Os comprovante de depósito precisam ser enviados para o e-mail fop.inscricoes@gmail.com. Outras informações sobre a sexta etapa podem ser obtidas nos telefones (83) 9382-2000 e (83) 9302-2762 com o diretor técnico da prova, Christiano Maia.

Dez clubes orientam iniciantes em João Pessoa e Campina Grande

Quem quiser conhecer a corrida de Orientação pode procurar um dos oito clubes filiados à Federação: Auto Esporte, Borborema Azimute, Coyote, Extremo Leste, K2, Neblina, Rumos e Rotas e Tropeiros da Borborema. Além do Limite Extremo e Nação Ecológica. Outras informações sobre o esporte estão disponíveis na página da Federação de Orientação da Paraíba na internet: www.orientacaoparaiba.com.br

14448182923_d37f35c72b_b c

 

DSC_0039

 Fonte: Aristedes Filho
Foto: Reprodução