De 11 a 17 de agosto a Rota Cultural Caminhos do Frio 2014 acontece na cidade Bananeiras, no Brejo paraibano. Shows, oficinas e festival gastronômico integram a programação. Nesta segunda-feira (9) foram anunciadas as apresentações nacionais do evento. Em Bananeiras, quem vai esquentar os festejos é o cantor Nando Cordel.

A solenidade de lançamento do Caminhos do Frio 2014 aconteceu na sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa. O prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, e a Secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras, Mirian Trindade, participaram do evento. O secretário de Cultura da Paraíba, Chico César; a presidente da PBTur, Ruth Avelino; a secretária executiva de Turismo da Paraíba, Maristela Viana; a presidente do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano, Fernanda Melo; e a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, estavam presentes .

Guilherme Arantes
Guilherme Arantes

No total, sete cidades integraram o roteiro, são elas: Areia , Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Nova e Alagoa Grande. De acordo com Fernanda Melo, este é o primeiro ano da cidade de Solânea no Caminhos do Frio. A inserção do município foi colocada em pauta durante uma reunião do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano, em dezembro de 2013. Após a votação ficou determinado, por unanimidade, que a partir de 2014 Solânea faria parte do projeto que tem como objetivo divulgar as particularidades do Brejo paraibano.

O prefeito Douglas Lucena ressaltou o fortalecimento do Caminhos do Frio ao longo das edições. “Tenho observado que em alguns locais o Caminhos do Frio tem repercutido mais que o próprio São João da cidade. E isto é resultado da coletividade. A Rota Cultural Caminhos do Frio é resultado da união de sete municípios. É a força coletiva”, disse o prefeito.

A secretária Mirian Trindade explicou que a expectativa para este ano é um público de 30 mil pessoas durante o festival. “As apresentações acontecem na Praça Epitácio, no Centro da cidade. Além da atração nacional, que este ano será o cantor Nando Cordel, a programação também conta com artistas locais, lançamentos de obras literárias de autores do Brejo e ainda do Festival Gastronômico”, explicou Mirian Trindade.

Em 2013, mais de 30 atrações artísticas integraram a programação da Rota Cultural Caminhos do Frio em Bananeiras. Atividades esportivas e oficinas complementaram o evento que teve como uma das atrações principais o cantor Guilherme Arantes.

O secretário Chico César destacou a oportunidade de conhecer os municípios paraibanos durante sua gestão na Secretaria de Cultura. Ele lembrou que a Paraíba é uma região rica culturalmente e o Caminhos do Frio é um evento que tem como objetivo valorizar a cultura local. Já sobre as atrações nacionais, o secretário ressaltou que elas são um complemento da programação. “O povo do Brejo é que é a grande atração. A programação conta com atrações nacionais para o público ter um motivo a mais para prestigiar o Caminhos do Frio”, ressaltou Chico César.

Ruth Avelino também destacou as potencialidades do Estado. “A Paraíba é muito mais que sol e mar”, disse Ruth Avelino para explicar que o Brejo e as demais regiões paraibanas oferecem grandes oportunidades . Ainda de acordo com Ruth, a PBTur realiza desde 2011, durante o Caminhos do Frio, a Pesquisa de Demanda e Satisfação Turísticas. Após o evento, o resultado da pesquisa é apresentado para os prefeitos das cidades que sediaram o Caminhos do Frio. “Com a pesquisa é possível diagnosticar algo que os turistas reprovaram e assim melhorar para o próximo ano”, finalizou a presidente da PBTur.

Os prefeitos das cidades que integram a Rota Cultural Caminhos do Frio 2014 também participaram da solenidade de lançamento desta segunda-feira.

Caminhos do Frio 2014

A Rota Cultural Caminhos do Frio 2014 acontece de 14 de julho a 31 de agosto com diversas atrações artísticas em sete cidades do Brejo paraibano. Durante o período do roteiro, ápice do inverno na região, a TEMPERATURAchega a 12ºC. O festival é realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano com apoio do Governo da Paraíba.

Com uma programação diversificada, que transita entre diversas linguagens artísticas, a Rota Cultural também envolve um circuito de engenhos produtivos de cachaça e rapadura, gastronomia regional, trilhas ecológicas, além de contemplar e conhecer a história do ciclo do açúcar presente nos museus e nos casarios históricos das cidades que estão inseridas no Roteiro Integrado Civilização do Açúcar (PB, PE e AL).
O Caminhos do Frio será realizado em Areia (14 a 20 de julho), Pilões (21 a 27 julho), Solânea (28 de julho a 3 de agosto), Serraria (4 a 10 de agosto), Bananeiras (11 a 17 de agosto), Alagoa Nova ( 18 a 24 de agosto) e Alagoa Grande (25 a 31 de agosto).
As atrações da edição deste ano são: Ivan Lins, Céu, Tarancón (Areia), Flávio Venturini (Pilões), Vander Lee (Solânea), Antônio Carlos e Jocafi (Serraria), Nando Cordel (Bananeiras), Falcão (Alagoa Nova) e Luiz Melodia (Alagoa Grande).

Portal Correio