“Caminhadas na Natureza”, “Trilha Ruínas do Bonsucesso” em Lucena, Litoral Norte da Paraíba

4

Hoje vou falar sobre as “Caminhadas na Natureza”, “Trilha Ruínas do Bonsucesso” em Lucena, Litoral Norte da Paraíba, de cuja coordenação faço parte. Bora Ali comigo conhecer mais essa caminhada?

Repetirei a informação sobre como surgiram as “Caminhadas”, para o caso de algum leitor ainda não saber a sua origem.

Parte do grupo no Ferry Boat Cabedelo / Lucena
Parte do grupo no Ferry Boat Cabedelo / Lucena

As “Caminhadas Internacionais na Natureza”, modalidade de turismo rural, surgiram na França, logo após a 2ª Guerra Mundial, com o objetivo de estimular as atividades comerciais no interior das províncias e periferias das cidades. Hoje, essa modalidade é praticada em 52 países, conforme normalização do Internacionaler Volksporter Verbunder (IVV) – Federação Internacional dos Esportes Populares, com sede na França.

No Brasil, foi criada, em 2006, a “Anda Brasil” – Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social – organização não governamental que organiza e cadastra os circuitos nacionais.

Lucena é um município rico em atrativos naturais e histórico-cultural que atraem turistas o ano todo. O mar é tranquilo, com poucas ondas e, ao longo dos seus 15 Km de praia encontram-se as seguintes: Costinha, Fagundes, Gameleira, Ponta de Lucena, Lucena, Camaçari e Bonsucesso.

Para se chegar a Lucena, é preciso pegar o Ferryboat ou “balsa” em Cabedelo, outro município do Litoral Norte que, pela sua proximidade com João Pessoa, já faz parte da região metropolitana da capital paraibana. O Ferryboat sai de Cabedelo para Lucena de uma em uma hora.

Barco-ônibus
Barco-ônibus

Nosso grupo pegou o Ferryboat às 7h da manhã. Ao longo do percurso que durou 30 minutos, já pudemos ir contemplando o mar, que naquele dia estava simplesmente lindo. Também pudemos ver, ao longe, o Porto de Cabedelo, a Fortaleza de Santa Catarina e, bem próximo à nossa embarcação, o famoso e único, barco-ônibus.

O barco-ônibus é outro meio de transporte muito utilizado pela população para fazer a travessia Cabedelo / Lucena / Cabedelo e vice e versa que nada mais é do que uma carcaça de ônibus adaptada para barco. Aliás, não me lembro de ter visto em minhas “andanças” nada semelhante e tão criativo.

Desembarcamos da balsa às 7h30 e seguimos pela PB 025 direto para a Pousada Barcaça que fica na penúltima praia de Lucena. Da Pousada Barcaça, seguimos a pé para a Fazenda Camaçari que fica ao lado da pousada, para tomarmos aquele café da manhã no alpendre da casa-sede da fazenda, antiquíssima e que ainda conserva seu piso do século passado. Em seguida, foi feito um alongamento para que ninguém saísse lesionado da caminhada. A questão da segurança também é um item com que nos preocupamos. Todas as caminhadas que conduzimos são acompanhadas por Policiais Militares da CEATur – Companhia Especializada de Atendimento ao Turista, gentilmente cedida para as caminhadas pelo capitão Onierbeth e, ainda por prevenção, levamos uma enfermeira que também nos acompanhou durante todo o percurso, com material de primeiros socorros.

Café da manhã na casa-sede da Fazenda Camaçari
Café da manhã na casa-sede da Fazenda Camaçari

Após o alongamento e a foto oficial do grupo, seguimos pela mata rumo às “Ruínas de Bonsucesso”. Durante todo o trajeto, deparamo-nos com coqueirais, resquícios de Mata Atlântica, manguezais e rios onde fizemos uma parada para um delicioso banho refrescante.

Após o banho de rio, seguimos mais uns 300 metros, após uma pequena subida íngreme e chegamos à tão famosa ruína da Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP.

É de uma energia inenarrável quando nos deparamos com tão imponente ruína onde a estrutura da fachada é sustentada apenas pelo tronco de uma árvore secular. Ficamos ali observando cada detalhe daquela magnífica ruína, imaginando quanto da história do município já não tinha sido vivida naquele local. Tiramos muitas fotos espetaculares e fizemos uma parada técnica para comermos umas frutas e tomarmos água.

Quando já estávamos para seguir para o mirante de Bonsucesso, Roberta, uma das integrantes do grupo nos propôs fazermos uma oração, todos de mãos dadas, e depois que cada um dissesse o que estava sentindo. Foi um momento de grande emoção para todos nós. O grupo, reunido em um círculo, sentiu a energia do bem emanado dos fluídos positivos. Impressionante a empatia que o grupo demonstrou durante toda a caminhada.

Alongamento
Alongamento

Em seguida, voltamos à caminhada rumo aos imponentes paredões de mais de 20 metros de altura no mirante de Bonsucesso. Logo ao nos aproximarmos do platô, deparamo-nos com uma vista de tirar o folego de qualquer criatura. O mar de águas esverdeadas, no início e, lá no fundo, de um azul que não deixa nada a desejar aos mares do Caribe, compôs esse cenário que certamente só poderia ter sido criado por Deus para encantar até o mais cético dos homens. Olhando para baixo, podia-se ver o encontro do mar com os rios Miriri e Camaçari, aos pés de imponentes paredões. É claro que diante daquele cenário, fizemos outra foto “oficial” e muitos selfies.

Após o momento de contemplação, seguimos nossa caminhada, passamos por outro trecho de rio e aproveitamos para outro banho e brincadeiras que nos remeteu à infância de cada um. Em seguida, a trilha nos levou até à praia, onde seguimos a caminhada pela beira mar até a Pousada Barcaça. Lá, fomos recepcionados com um delicioso almoço regado a peixe, frango, carne, feijão verde e outras delícias especialmente preparadas para nós.

Caminhada pela mata
Caminhada pela mata

Depois da maravilhosa caminhada e com as “baterias” renovadas, voltarmos para casa com a certeza de que aquela caminhada tinha valido muito. Afinal, só temos a agradecer o apoio da Prefeitura de Lucena, por meio da Secretária de Turismo, Socorro Leite e sua equipe que não mediram esforços para o apoio à realização da caminhada e também a receptividade do casal, Dr.Valter Pessoa e Sinicleide Souza, e à equipe da Pousada Barcaça que sempre fizeram além do combinado, surpreendendo e encantando a todos.

Até à próxima quarta, pessoal!

By: Alessandra Lontra

Foto oficial do grupo de caminhantes
Foto oficial do grupo de caminhantes
Banho de rio
Banho de rio
Caminho para o mirante de Bonsucesso
Caminho para o mirante de Bonsucesso
Mar de Lucena – PB
Mar de Lucena – PB
Grupo de caminhantes no Mirante do Bonsucesso, Lucena – PB
Grupo de caminhantes no Mirante do Bonsucesso, Lucena – PB
Policiais da CEATur e Enfermeira do Município de Lucena – PB
Policiais da CEATur e Enfermeira do Município de Lucena – PB
Selfie, eu (Alessandra Lontra)
Selfie, eu (Alessandra Lontra)
Christine Brugger tomando banho de rio
Christine Brugger tomando banho de rio
Travessia do rio
Travessia do rio

Para acessar todas as fotos que fiz sobre a caminhada, clique aqui

Onde Ficar e Comer: Barcaça Eco Pousada
Endereço: Rua Benjamim de Souza Falcão, S/N – Camaçari II – Lucena – PB
Reservas: (83) 3293-1210
E-mail: barcacaecopousada@hotmail.com 
Informações sobre a trilha:
Alessandra Lontra – (83) 9675-3199 
Ana Célia Macedo – (83) 9901-3070
E-mail: contato@oconciergeonline.com.br