A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria a Secretaria de Turismo(Setur), realizou na manhã deste domingo (18) uma caminhada na orla de Tambaú em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A programação alusiva ao dia 18 de maio continua nesta segunda-feira (19) com Centro Livre Menina I e o Centro de Referência da Cidadania (CRCs), durante todo o dia, das 8h às 11h e das 13h às 16h, com a ação de mobilização “Rede de Proteção nos Trilhos”, com panfletagem de material informativo na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e nas estações ferroviárias do Alto do Mateus e na lha do Bispo, Centro. As Ongs ARCA (Ilha do Bispo) e Beira da Linha estarão participando da ação nos trilhos como parceiras.

A concentração da caminhada foi realizada no Busto de Tamandaré e contou com a presença de 50 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, com idade entre 6 e 16 anos incompletos (antigo Peti), familiares e equipes da Sedes; Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Acolhimento Institucional, Abordagem de Rua e o Centro de Referência Municipal  para Pessoa com Deficiência.

A abertura do evento foi animada pelos grupos de percussão, dança Hip Hop e música dos Núcleos Sítio Mumbaba, Mussumagro e Centro Livre Meninada (CLN) – Cruz das Armas. Após as apresentações culturais, foi dado início a caminhada pela orla e encerrada em frente à sede da PBTur. Os participantes utilizaram roupas brancas, a pedido da comissão organizadora.

sedes_corneliofelipe7

Para a diretora de Assistência Social (DAS), Têmis Gondim, o evento ocorreu na perspectiva de chamar atenção da sociedade, para o enfrentamento na luta pelo combate a violência contra a criança e o adolescente. “Iremos fazer uma campanha permanente, através da PMJP, contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes. Sabemos que todas as famílias merecem respeito, independente de qual seja o modelo, principalmente, as crianças e adolescentes que são os mais vulneráveis”, destacou.

Segundo a coordenadora da Proteção Básica, Cízia Romeu, todos os serviços e programas que atendem crianças e adolescentes da DAS, estão realizando atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “A PMJP e Sedes estão implementando políticas públicas na busca de garantir a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes do município, por isso vamos romper o silêncio e denunciar” concluiu.

“Estamos realizando uma fiscalização preventiva e educativa, antes, durante e depois da Copa do Mundo. Já visitamos mais de 100 hospedagens e estamos conscientizando todos do ramo sobre a necessidade dos visitantes apresentarem documentação na entrada dos serviços, visando  prevenir a violência sexual de crianças e adolescentes. Precisamos da ajuda de todos, não fiquem em silêncio denunciem”, conclamou  o conselheiro do Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Paulo Galvão Júnior.

Disque Denúncia- Para denunciar abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes, ligue para Secretaria Nacional de Direitos Humanos pelo disque 100 ou para o disque denúncia municipal pelo 08002827969.