Cadastur é obrigatório também para parques temáticos

0
110
Parque temático, Beto Carrero World - Imagem: Divulgação

Brasil tem 53 estabelecimentos cadastrados. Meta do Ministério do Turismo é registrar todos os empreendimentos em funcionamento no país

Por Lívia Nascimento

Com brinquedos e atrações que encantam turistas de todas as idades, os parques temáticos são uma opção de lazer e, também, importantes indutores do turismo nacional, gerando emprego e renda. Seu potencial turístico também é percebido pela população. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, 84,2% dos brasileiros são favoráveis ao apoio estatal na construção de novos parques de diversões no país. Os parques temáticos estão entre as atividades de registro obrigatório no Cadastur e conta com 53 estabelecimentos cadastrados.

Preocupado em legalizar os prestadores de serviço e estabelecimentos, o Ministério do Turismo iniciou uma campanha de sensibilização para formalizar os empreendimentos. Para verificar se o estabelecimento está cadastrado é preciso apenas acessar a página do Cadastur e realizar a busca por Unidade da Federação, Nome Fantasia ou CNPJ.

“Um dos maiores entraves da atividade turística no Brasil ainda é a informalidade de profissionais e estabelecimentos que atuam na linha de frente do turismo. Para mudar essa realidade estamos iniciando essa grande campanha de formalização em todo o país”, explicou a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.

Em seminário acerca dos parques temáticos, realizado em Brasília, foi debatido o potencial da atividade e os principais entraves do segmento no país, como a alta carga tributária. Um estudo elaborado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), demonstra que, caso o governo atenda às demandas do setor, o segmento poderá investir R$ 1,9 bilhão e gerar 56 mil empregos nos próximos cinco anos. Atualmente, os 18 estabelecimentos associados ao Sindepat geram 11 mil empregos diretos e movimentam cerca de R$ 1 bilhão na economia por ano.

O cadastro é simples e totalmente gratuito. Basta acessar a página na internet, fazer o download dos formulários solicitados, preencher com as informações e enviar os documentos solicitados ao Órgão Delegado de Turismo.

Para se cadastrar clique AQUI.

FISCALIZAÇÃO – Neste mês, o Ministério do Turismo iniciou a campanha para formalização dos serviços turísticos. Vale ressaltar, que o objetivo da ação é garantir a formalização dos empreendimentos e não multar os empresários. No entanto, vale lembrar que os prestadores ilegais já poderão ser penalizados, caso seja necessário.

SOBRE A PESQUISA – A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 23 de março de 2017 pelo Instituto FSB Pesquisa. Foram ouvidas 2002 pessoas com mais de 16 anos e em todas as regiões do país. O objetivo foi avaliar a opinião dos brasileiros sobre o turismo nacional, assim como identificar oportunidades de promoção do turismo no país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Ascom MTur