Oficina de Planejamento Estratégico de Turismo com Visão Territorial Sustentável será realizada hoje, quarta-feira (10), com a socióloga Tânia Zapata

Empresários e gestores municipais estarão reunidos nesta quarta-feira (10), na cidade de Areia, a 130 km de João Pessoa, para discutir o planejamento estratégico do turismo para a região do Brejo paraibano, com visão territorial sustentável. O evento contará com uma oficina ministrada pela socióloga e presidente do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Tânia Zapata, e irá envolver os municípios de Areia, Alagoa Grande, Pilões e Bananeiras.

“Vamos reunir os agentes públicos e privados que têm participação efetiva no processo de formatação do turismo em cada município. Há mais de seis anos o Sebrae atua nessas cidades, desenvolvendo o potencial turístico de cada uma, com uma visão territorial sustentável. Nossa ideia é pensar globalmente e agir localmente, com a integração regional. É preciso estar atento para enxergar as oportunidades”, destacou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.

Para Tânia Zapata, é preciso investir na capacidade criativa, de inovação e na inteligência coletiva para se desenvolver os territórios de forma sustentável. “É preciso haver uma cooperação entre os atores públicos e privados para exercer o planejamento e a gestão das atividades turísticas. A experiência internacional mostra que, quanto mais desenvolvido for esse espírito de cooperação, mais bem sucedido será o turismo”, explicou.

A socióloga ainda acrescentou que, com o processo de globalização e um modo de ser igual para todo mundo, surgiu um contraponto: a valorização das culturas locais. “Para que haja esse desenvolvimento territorial, com o sentimento de pertencimento, é preciso desenvolver atividades locais, como o artesanato e a cultura, por exemplo. E isso não depende apenas do poder público, é preciso que a sociedade se envolva e se comprometa”, afirmou a socióloga.

Ainda conforme a socióloga, o planejamento estratégico é fundamental para atingir o pleno desenvolvimento. “Sem estratégias de curto, médio e longo prazo, o máximo que iremos atingir é o crescimento de alguns, não o desenvolvimento de todos”, destaca. Ela também salientou que é preciso valorizar as pessoas que trabalham em conjunto por um turismo sustentável. “É graças a eles que estamos promovendo a riqueza humana. Turismo se faz com conhecimento e profissionalismo”, completou.

1°Oficina de Planejamento Estratégico de Turismo com Visão Territorial Sustentável para a Região do Brejo Paraibano será realizada na sala de Eventos do Hotel Triunfo em Areia, das 8h às 17h. Serão cerca de 60 participantes, entre empresários, prefeitos, secretários municipais de Turismo, Agricultura e Educação. Os trabalhos continuam pelas próximas duas semanas: no dia 16 de junho haverá a oficina de direcionamento estratégico e no dia 3 de julho, a oficina de plano de ação.

 
Ascom SEBRAE PB
Foto: Alessandra Lontra