Cerca de 300 mil pessoas visitaram ao longo de um mês a Sensacional Brasil, ação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para promover o Brasil na França, no tradicional Jardin d’Acclimatation, em Paris. De acordo com a organização do evento, no show de encerramento da cantora Daniela Mercury, realizado no último domingo, um público de 14 mil pessoas formou-se para assistir a apresentação, mesmo com a chuva que caiu durante todo o dia na capital francesa.

Daniela Mercury subiu ao palco às 18h e durante mais de duas horas cantou seus principais sucessos e percorreu clássicos da música popular brasileira (MPB), incluindo canções em homenagem ao centenário do cantor e compositor Dorival Caymmi.

“Que o Brasil seja o grande jardim do mundo com sua diversidade. Tenho orgulho de ser brasileira e de representar meu país aqui na França”, disse. Juntamente com seu balé, a cantora mostrou a identidade brasileira por meio de diferentes ritmos presentes na dança e na musica e também falando de destinos e belezas naturais.

No final da apresentação, Daniela Mercury chamou as crianças da plateia para cantar o Hino Nacional e convidou todos os presentes para vir ao Brasil durante a Copa do Mundo. “É um momento lindo que estamos vivendo. Estamos esperando o Mundo no Brasil. Estamos construindo o país dos nossos sonhos e saibam que todos serão muito bem recebidos.”

Delma de Andrade, coordenadora geral de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur, citou que em 2012 o Brasil recebeu 218 mil turistas franceses, o que coloca a França no oitavo lugar do ranking de países que mais enviam turistas ao Brasil. “Isso demonstra a vontade que os franceses têm de conhecer nosso país. Durante esse mês aqui na Franca, eles tiveram contato com diferentes representações da nossa cultura tão ampla e diversa. Foram dezenas de atrações culturais e sensoriais que fizeram o visitante viajar pelo Brasil.”

Paixão brasileira

A economista Dominique Frèred, 30 anos, disse que foi até o parque neste final de semana para ver a exposição de fotos do Araquém Alcântara e também a apresentação da cantora Daniela Mercury. “Aprendi a gostar deste ritmo com meus vizinhos brasileiros”, explica. Ela deve visitar o Brasil logo após a Copa do Mundo, juntamente com familiares. “Vamos direto para as praias de Copacabana, no Rio de Janeiro; e também para Fernando de Noronha. Será que estará calor?”, pergunta toda animada.

Já o brasileiro Marcos da Silva Costa, 28 anos, está morando na França há quase dois anos. “Vim para estudar, estou trabalhando, mas a saudade do Brasil é enorme. Emocionei-me vendo vários signos da minha cultura espalhados pelo parque, mas não consegui segurar o choro quando a Daniela Mercury cantou o Hino Nacional.”

ASCOM/Embratur