A mostra “Brasil e Outros 500 através da caricatura”, de autoria do cartunista campinense Fred Ozanan que integra a 1ª Bienal Internacional da Caricatura, aberta no Rio de Janeiro, mas que percorre os estados da Paraíba, Alagoas, Piauí, Ceará, São Paulo e Pernambuco está em cartaz na Galeria Irene Medeiros do Teatro Municipal Severino Cabral.

A exposição reúne trabalhos de diversos cartunistas e caricaturistas brasileiros e acontece simultaneamente em vários estados, com a pretensão de ser uma das maiores do mundo.

Estão expostos 60 desenhos e mais de 30 caricaturas de autoria de Fred Ozanan que retratam de forma crítica e com muito humor, aspectos da história do Brasil. A exposição começa com o descobrimento do Brasil, passa por vários períodos como a Ditadura Militar, Era Collor, até chegar ao mensalão.

Segundo o cartunista, ele procurou produzir um senso crítico nas pessoas, então fez uma pesquisa buscando encontrar aspectos da história e transportá-los para a atualidade. Saúde e política são dois dos temas retratados de forma crítica e com muito bom humor. “Não quero apenas fazer as pessoas rirem com meu trabalho, pretendo despertar nelas o senso crítico”, comentou.

A Exposição “Brasil e Outros 500 através da caricatura” permanece na Galeria do Severino Cabral até o dia 03 de outubro com visitação nos três turnos

Fotos: Reprodução

paraibacultural.com.br