Com apresentações    de cultura popular, muito xote, xaxado e o autêntico forró pé-de-serra, o São João Pra Valer de João Pessoa continua atraindo turistas e pessoenses para o arrasta-pé. Desta vez a festa segue nos polos juninos instalados em bairros da capital, que levou muita gente na noite desta sexta-feira (27) ao Largo da Gameleira (Tambaú), além dos bairros do Valentina Figueiredo, Cristo Redentor e Mandacaru.

No Largo da Gameleira as apresentações começaram logo cedo, às 18h30, garantindo mais diversão e espaço para quem gosta de dançar forró, atraindo muita gente ao local. A primeira apresentação    ficou por conta do mestre Dário, com sua Capoeira Angola Palmares. Depois o público pode conferir as apresentações das quadrilhas Cabrita Cheirosa e Jovem Matuto, que arrancaram muitos aplausos. Depois foi a vez dos repentistas Paulo Cruz e Milanez mostrarem seus talentos. O trio de forró Nossa Terra fechou a festa com chave de ouro, transformando o tablado num verdadeiro “arraiá”, com muita gente dançando o autêntico forró pé-de-serra.

funjope_polo_mandacaru

“Estou adorando João Pessoa. Só cheguei aqui na terça e ainda pude aproveitar os festejos juninos. A cultura nordestina é maravilhosa e aqui a gente pode ver um pouco dessa festa maravilhosa, que atrai tantos brasileiros”, disse o paulista Cláudio Medeiros, que veio curtir as férias na capital ao lado da esposa e dos filhos. “É a primeira vez que venho a João Pessoa, mas já penso em voltar no ano que vem, bem mais cedo para aproveitar mais”, completou.

No bairro do Cristo a festa começou com a apresentação da quadrilha junina Butijinha e prosseguiu com a apresentação da forrozeira Marluce Alves. Rayanne Stefanny encerrou a festa levando animação    e muito forró. Bom para quem se divertia e para quem aproveitou a festa para ganhar um dinheirinho extra, como seu Antônio Damião, que vende lanche. “As pessoas se divertem, eu também e ainda ganho um dinheirinho extra. É uma boa oportunidade”, disse o vendedor ambulante.

funjope_polo_gameleira

Em Mandacaru a animação ficou por conta das bandas Forró Pesado e Forró Fiando. O público, contagiado, cantou e vibrou junto com as bandas.

Acompanhada das amigas, a estudante Rayssa Silva elogiou a estrutura da festa. “Estamos aproveitando a festa que está muito organizada, com bandas legais. Está tudo muito tranquilo, do jeito que tem que ser, com crianças    brincando, jovens e famílias se divertindo. A noite está sendo ótima”, disse Rayssa.

Os festejos no polo do Valentina Figueiredo, que acontecem na Praça Soares Madruga, mas conhecida como Praça da Matriz, contaram com apresentações das quadrilhas juninas Nação Matuta, Jovem Matuto e Fogueirinha. Os shows musicais ficaram por conta das bandas Forró Braza Mora e Forró das Arábias.

Quem foi prestigiar o evento gostou e se divertiu bastante, garantiu o tatuador Diego Ribeiro, do Colinas do Sul, que ao lado da namorada, a estudante Juliana Sousa, do Alto do Mateus, assistiu as apresentações. “Temos amigos no Valentina e viemos assistir aos shows. Achei ótima essa ideia de trazer para os bairros os festejos juninos. É mais opção para quem gosta da festa e, principalmente, para quem mora no bairro. Você    tem os shows, as apresentações e as comidas típicas. Está tudo muito bom”, disse Diego.

O São João Pra Valer 2014, que prossegue neste sábado (28), é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da sua Fundação    Cultural (Funjope) e da Secretaria de Turismo (Setur). A estrutura de cada polo conta com palco, uma ornamentação de arraial ao redor,banheiros    químicos e ambulância do Serviço de Atendimento    Móvel    de Urgência (Samu- 192). Trinta guardas municipais garantem a segurança do evento, além da Polícia Militar.