rofessores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) durante o “Shechtman Internactional Symposium on Sustainable Mining, Minerals, Metal and Materials Processing” (Simpósio Internacional Sustentável de Mineração, Minerais, Metal e Tratamento de Materiais), que será realizado de 29 de junho à 4 de julho em Cancún, no México.

Os representantes da Paraíba, professores e técnicos em Mineração, Antônio de Pádua Sobrinho e Paulo Sales, além do geólogo e também professor, Francisco de Assis Souza, irão apresentar os trabalhos “Mineração e processamento mineral em pegmatitos: exemplo na região do Seridó, Paraíba – Brasil” e “Mineração: um método misto para exploração mineral em pequenos Pegmatitos na Província Borborema, na Paraíba”.

O técnico em mineração, Antônio de Pádua adiantou que que irá mostrar como é realizada a extração mineral no Seridó e como é feito o processamento mineral em pegmatitos destacando o município de Picuí. “É muito importante nossa participação nesses eventos, pois compartilhamos experiências, adquirimos novos conhecimentos e divulgamos  o potencial mineral da nossa região com foco em nossas pesquisas. Só temos a agradecer a Deus por mais uma conquista”, enfatizou.

Recentemente, os representantes paraibanos criaram o projeto “Garimpo bom, mineração responsável”, que tem por objetivo realizar um levantamento global das condições sócio-econômicas, de segurança e saúde do pequeno minerador que atua no extrativismo mineral da Paraíba, levando em consideração também as questões ambientais dos garimpos. O projeto foi apresentado ao secretário de Saúde do Estado, Waldson de Souza e ao Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador com o intuito de firmar parcerias para discutir a implantação de ações em saúde voltadas para os trabalhadores do setor.

Fotos Teste David

O congresso é organizado por um comitê internacional que abrange seis continentes: África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e do Sul. Os continentes, por sua vez, representam grandes indústrias de ferrosos, não ferrosos, materiais, empresas de reciclagem, bem como as universidades de todo mundo.

O simpósio será uma homenagem à vida e obra do professor Dan Shechtman – que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2011 – e irá abranger importantes pilares da sustentabilidade como a ciência, tecnologia, prática industrial, quadro político e social e formação em todo o ciclo das ciências dos materiais, desde o processamento mineral, à extração de metais e desenvolvimento de novos materiais.

SECOM PB

SHARE
Artigo anteriorO Primeiro Paraíba Birdwatching – Turismo de Observação de Aves
Próximo artigoProjeto Music From Paraíba terá bandas Baião de Três e Brasis neste domingo
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo, jornalista desde 2010 é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba (Abrajet PB). Iniciou suas atividades junto a comunicação escrevendo sobre turismo num blog em que narrava experiências vividas nas suas viagens pelo mundo e também divulgando os atrativos turísticos da sua cidade natal, João Pessoa. Morou por dois anos na Suíça, onde aperfeiçoou habilidades no jornalismo online, editorando o site “Brasileiros na Suissa”, que continha conteúdo exclusivo para a comunidade brasileira naquele país. É acadêmica em Comunicação Social, empresária e editora do site "O Concierge Online" que produz o melhor conteúdo em Turismo, Cultura e Gastronomia. Viajar, comer bem, conhecer novas culturas, fotografar e escrever são seus "hobbies". E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br