A 24ª Edição do Salão de Artesanato da Paraíba, durante o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, vai acontecer no período de 17 de junho a 03 de julho, tendo como tema “Em cada peça uma vida, viva o artesão empreendedor, viva o trabalho”. 

Por Teresa Duarte

Cerca de 400 artesãos participarão da 24º edição do Salão de Artesanato, durante Maior São João do Mundo. Com o tema “Em cada peça uma vida, viva o artesão empreendedor, viva o trabalho”, o evento vai acontecer no período de 17 de junho a 03 de julho próximo e o local escolhido permanece o mesmo dos anos anteriores, na antiga sede da Ourovel, na Avenida Severino Cabral. O horário de visitação foi prolongado das 13h até às 21h. Mais uma vez, a realização do Salão  de Artesanato conta com a parceria do Sebrae-PB.

De acordo com Lú Maia, Coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), o Salão de Artesanato está no calendário estadual e, anualmente, é realizado em dois períodos, com uma edição durante o verão, em João Pessoa e a edição de junho, em Campina Grande. Cerca de 2 mil pessoas estarão envolvidas no evento, considerando a produção de associações, cooperativas, grupos, individuais de mais de 70 cidades que estarão expondo diversas tipologias nesta edição.

A expectativa é de que mais de 100 mil pessoas prestigiem o evento que, em sua última versão, arrecadou R$ 1.618.855, o que equivale a uma média de R$ 70 mil por dia, com a venda de 94.821 produtos, sendo que mais 5.150 foram encomendados. No ano passado, a 23º edição do Salão de Artesanato registrou crescimento de 27% no volume das vendas, em relação a 2014. O público que visitou o Salão somou 105.800, com média de 4.600 visitas diárias. E a expectativa para esse ano é que esses números sejam superados.

A coordenadora do PAP destaca a atuação do governador Ricardo Coutinho na valorização do artesão. “O artesão é um comerciante e o governador quer que ele cresça. Por isso, o Salão do Artesanato mobiliza diversos setores do Governo na organização do evento que ocorre durante a realização do Maior São João do Mundo. Portanto, com toda a infraestrutura oferecida pelo Estado, somada a esse clima tão tradicional, que é o São João, temos certeza de que, assim como em edições anteriores, o 24º Salão do Artesanato será um sucesso”, destacou.

Fotos: Divulgação