Arraiá Tradição anima Iúna (ES) neste sábado (15)

0
144
3ª Arraiá Tradição, no Circuito Turístico Serras, Águas e Cafezais, em Santa Clara, Iún (ES) - Imagem: Divulgação

Muito forró, quadrilhas juninas e brincadeiras animam o sábado (15) durante o 3ª Arraiá Tradição, no Circuito Turístico Serras, Águas e Cafezais, em Santa Clara, Iúna. As comemorações acontecem no Sítio Pedregulho, um dos participantes do circuito.

A programação começa a partir das 18h, com apresentação de violeiros e sanfoneiros, shows com artistas sertanejos, quadrilhas juninas e grupos de dança. O arraiá também terá brincadeiras como pescaria, pau de sebo, contação de “causos”, leilão e sorteio de brindes, para divertir toda família.

O evento gratuito tem como objetivo resgatar as festas caipiras rurais da região e fomentar o turismo local. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

Circuito Turístico Serras, Águas e Cafezais

Localizado na Região Turística do Caparaó, o Circuito Turístico Serras, Águas e Cafezais contempla as cidades de Iúna e Irupi. O circuito busca divulgar as paisagens do campo, a gastronomia, história, cultura e os hábitos do meio rural da Serra do Caparaó.

O Circuito Serras, Águas e Cafezais encanta com suas cachoeiras e poços de águas cristalinas, principalmente na região de Rio Claro e Santa Clara. O poço do Egito, o Recanto do Cedro, além das Cachoeiras do Brás, Hidrolândia e das Antas são um convite para quem busca contato com a natureza.

Outros atrativos são empreendimentos os turísticos de gastronomia, hospedagem rural, lazer, artesanato, produtos da roça e cafés especiais, além de opções de passeios e esportes de aventura nas belezas naturais de Iúna e Irupi. A religiosidade também marca a história da região, especialmente no Santuário de Santa Luzia, onde a Água Santa e a Pedra do Pecado atraem os visitantes de diversos lugares.

Os municípios de Iúna e Irupi guardam a arquitetura do período colonial com seus casarões e fazendas de café e são cidades localizadas na Rota Imperial, que completou 200 anos em agosto passado.

O Circuito Serras, Águas e Cafezais é promovido em parceria com as prefeituras de Iúna e Irupi, a Associação de Turismo Turcafé, o Consórcio Caparaó, o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), a Federação das Industrias do Espírito Santo (Findes) o Incaper, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Confira os empreendimentos do circuito AQUI.

Ascom Setur (ES)