Quando o frio chega começam as desculpas: “Não vou malhar porque está chovendo”, “Essa noite fria está pedindo um chocolate quente”; “Nesse frio não quero salada fria, quero uma massa com bastante molho.”, etc. Que tal uma sopa? Sopa é sem graça não é? Não as sopas com gostinho do nordeste.

Quando o friozinho chega queremos apenas ficar na cama e algo que nos aqueça. Eu mesma me lembro da sopa de feijão (da vó), do creme de milho (aproveitando o clima de são joão) e o delicioso caldo verde, daqueles bem temperados. Nas receitas originais levam ingredientes gordurosos, como a calabresa no caldo verde, óleo, etc. Porém, substituindo alguns ingredientes elas se tornam opções leves e saudáveis que não vão te fazer sair da dieta e vão esquentar seu dia. Confira abaixo:

sopa de feijão lightReceita de Caldo de feijão com couve

Ingredientes

>>1 xícara(chá) de feijão carioquinha

>>6 xícaras(chá) de água

>>4 folhas de couve manteiga picada

>>2 dentes de alho

>>1 unidade de cebola

>>1 unidade de tomate

>>Sal

Modo de Preparo

Deixe o feijão de molho de um dia para o outro em 4 xícaras de água. Em seguida, cozinhe em panela de pressão, na própria água do molho, por cerca de 20 minutos ou até amaciar. Escalde a couve e reserve. Espere o feijão amornar e bata no liquidificador com os demais ingredientes, exceto a couve reservada. Volte o feijão ao fogo para engrossar e apurar o sabor. Quando o caldo estiver grosso, acerte o sal, coloque a couve e sirva quente. Coloque um moedor de pimenta-do-reino à mesa, para que cada um se sirva a gosto.

>>Rende: 3 porções

>>Porção: 1 prato fundo (574ml)

>>Valor calórico e nutricional por porção

Calorias = 242kcal

Carboidratos = 45,7g

Proteínas = 14,3g

Lipídeos = 1,15g

Receita de Creme de milho light

creme de milho light

Ingredientes

>>2 fatias: Pão de trigo integral 12 grãos;

>>2 colheres de sopa: Azeite de oliva;

>>300 gramas: Milho verde;

>>1/2 colher de sopa: Orégano;

>>2 1/2 xícaras: Leite de soja culinário;

>>200 gramas: Creme de soja;

>>500 mililitros: Água quente;

>>2 colheres de sopa: Farinha de tribo branca;

>>1 unidade: Caldo de legumes em cubo

>>1 unidade: Cebola ralada;

>>1/2 colher de chá: Pimenta-do-reino;

>>1 colher de chá: Tomilho;

>>2 unidades: Alho dente.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Croutons Integrais com Ervas

Corte as fatias de pão integral sem casca em cubos. Numa vasilha coloque os cubos de pão, adicione o azeite com o alho fatiado, o orégano e o tomilho, misture delicadamente com uma espátula, transfira para uma assadeira antiaderente e leve ao forno por 6 minutos.

Sopa creme de milho verde

No liquidificador bata o leite culinário de soja com o milho e reserve. Em uma panela, refogue a cebola com o azeite, junte a farinha e misture até dourar, acrescente o milho batido e o caldo de legumes dissolvido na água quente. Cozinhe por 10 minutos para concentrar e adicione o creme de soja, esta pronta a sopa creme de milho.

Junte os croutons e o creme e sirva quente.

>>Rende: 8 porções

>>Porção: 2 conchas (200ml)

>>Valor calórico e nutricional por porção

Calorias = 176,2kcal

Carboidratos = 17,3g

Proteínas = 5,6g

Lipídeos = 10,6g (sendo 4,5g monoinsaturadas/ 2,6g poli-insaturadas / 3,4g saturadas)

 

caldo verde lightCaldo Verde Light sem batata

Ingredientes

>>600 gramas: Chuchu fresco cortado;

>>1 xícara: Repolho;

>>200 gramas: Couve-manteiga cortada;

>>1 unidade: Cebola ralada;

>>3 unidade: Alho dente;

>>1 1/2 litro: Água quente;

>>2 colher de sopas: Azeite de oliva;

>>100g de presunto de peru light

Modo de preparo

Higienize a couve, o repolho, a cebola, os alhos e o chuchu. Reserve em separado. Retire os talos das folhas e empilhe uma folha sobre a outra. Enrole as folhas, apertando bem, como se estivesse fazendo um charuto. Coloque o charuto de couve sobre uma tábua e corte, com uma faca afiada, em fatias bem fininhas. Caso queira corte os talos bem fininhos e junte à couve. Doure as cebolas e os alhos em metade no azeite, cozinhe os chuchus descascados com o repolho em 1,5 litro de água temperada. Assim que estiver fervendo adicione a couve cortada em Juliana. Deixe cozinhar com o recipiente destapado só o tempo suficiente para a couve amolecer (5 minutos). Coloque o presunto em tiras fininhas ou em cubos na panela e esquente um pouco mais. Verifique o tempero do caldo verde light. Sirva o caldo verde light.

>>Rende: 10 porções

>>Porção: 4 conchas (400ml)

>>Valor calórico e nutricional por porção

Calorias = 100,3kcal

Carboidratos = 13,4g

Proteínas = 4,8g

Lipídeos = 2,9g

Camila Gadelha