André Trigueiro vem à Paraíba para ciclo de palestras e seminários neste final de semana

0
49

A convite da Associação Municipal de Espiritismo de Campina Grande (AME-CG), a visita contará com duas palestras e dois seminários em Campina Grande e em João Pessoa, que abordarão a valorização da vida e assuntos ligados à sustentabilidade

O jornalista e apresentador André Trigueiro, conhecido por seu engajamento em assuntos ligados à temática socioambiental, estará na Paraíba em novembro a convite da Associação Municipal de Espiritismo de Campina Grande (AME-CG), para uma rodada de palestras e seminários na cidade e em João Pessoa. A vinda do jornalista marcará o lançamento do MIEP – Movimento de Integração Espírita na Paraíba, em sua 45ª edição, que ocorrerá de 10 a 13 de fevereiro de 2018 (período de carnaval).

Autor do livro “Viver é a melhor opção — A prevenção do suicídio no Brasil e no mundo”, Trigueiro irá abordar em uma palestra (Campina Grande-PB) e um Seminário (João Pessoa-PB) o tema historicamente considerado um tabu, mas que vem se tornando cada vez mais presente na era digital. Assim como na obra, ele irá falar sobre as causas do suicídio e apresentar formas de prevenir e combater o problema.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é um caso de saúde pública e o Brasil está na 8ª colocação entre os países com maior número de atentados contra a própria vida. Em sua palestra, Trigueiro irá mostrar que 90% dos casos são passíveis de prevenção: “Ao contrário do que muita gente imagina, a ideia suicida não é genética, e não falar nada sobre o assunto, segundo especialistas, é a receita do caos. Quanto mais nos omitirmos e silenciarmos, mais nutrientes daremos para esse terrível flagelo”, alerta o jornalista.

Nas outras exposições, André Trigueiro irá tratar de assuntos relacionados à sustentabilidade (palestra em João Pessoa e Seminário em Campina Grande), que inspiraram dois livros de sua autoria: “Cidades e Soluções”, homônimo de seu programa na GloboNews e “Espiritismo e Ecologia”, em que busca explicar a sinergia entre as duas ciências e chama atenção para a responsabilidade de cada um de nós como Seres Integrais, Espíritos Imortais, responsáveis pelo Planeta em que vivemos, também parte de nossa trajetória de progresso.

Os três livros estarão disponíveis para venda em suas exposições e os recursos serão integralmente revertidos para o posto campinense da ONG Centro de Valorização da Vida (CVV), criada em 1962, com objetivo de dar apoio emocional e prevenir o suicídio, atendendo por telefone, voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar.

Sobre as obras
Lançado em 2015, o livro “Viver é a melhor opção — A prevenção do suicídio no Brasil e no mundo” quebra o tabu e o silêncio em torno do assunto. Além de apresentar o tema, o livro tem como objetivo evitar que este problema, considerado de saúde pública pela OMS, cresça ainda mais. Segundo o autor, em 90% dos casos o suicídio é prevenível e o livro tem como papel apontar caminhos para esta prevenção. Já foram vendidos cerca de 50 mil exemplares e toda a renda foi revertida para a ONG de prevenção ao suicídio CVV.

A maior parte da população mundial vive hoje nas cidades – essas aglomerações de pessoas e concreto em que sobram problemas e falta planejamento. O fenômeno da urbanização acelerada, muitas vezes fora de controle, traz inúmeros desafios e uma certeza: não há solução para a humanidade que não passe necessariamente pelo ato de repensar as cidades. Escrito por André Trigueiro, jornalista especializado em gestão ambiental e sustentabilidade, “Cidades e Soluções: Como Construir uma Sociedade Sustentável” debate a incapacidade de nosso planeta em suprir as demandas crescentes de recursos naturais colocadas pelos padrões de consumo e desenvolvimento vigentes. O livro foi lançado em junho de 2017 e parte da renda foi revertida para a ONG de prevenção ao suicídio CVV.

Relançado no último dia 12 de Setembro, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o livro “Espiritismo e Ecologia” não economiza em referências e pesquisas bibliográficas e o resultado é surpreendente pela abrangência e conexão entre as duas áreas. Desta forma, o leitor descobre o que existe em comum entre poluição e psicosfera, Gaia e espíritos da natureza; ou como a Terra está dentro de cada um de nós; ou, ainda, como o consumismo atual foi alertado por lições do Livro dos Espíritos sobre a capacidade de sustento da Terra; ou mesmo a necessidade de respeito aos animais, “nossos irmãos em evolução”, nas palavras de Trigueiro.

Serviço:

Seminário Viver é a Melhor Opção
Data: 18/11/2017 (sábado)
Local: Federação Espírita Paraibana
Endereço: Avenida General Bento da Gama, 555, Torre
Horário: 8h30 às 12h
Entrada: 1kg de alimento não perecível

Palestra O Evangelho da Sustentabilidade
Data: 18/11/2017 (sábado)
Local: Federação Espírita Paraibana
Endereço: Avenida General Bento da Gama, 555, Torre
Horário: 16h30 às 17h30
Entrada: Franca

Palestra A Valorização da Vida – Prevenindo o Suicídio
Data: 18/11/2017 (sábado)
Local: Associação Municipal de Espiritismo de Campina Grande – AME-CG
Endereço: Rua Ascendino Moura, 115, Catolé
Horário: 20h00 às 21h00
Entrada: Franca

Seminário de lançamento MIEP/2018: Terra, Planeta, Amor
Data: 19/11/2017 (domingo)
Local: Teatro da FACISA
Endereço: Rua Manoel Cardoso Palhano, 38-122, Itararé
Horário: 09h00 às 12h00
Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis