A cidade de João Pessoa vai realizar pela primeira vez no Brasil a Copa Mundial de Robótica   (RoboCup 2014). E a única escola    da Paraíba a participar do evento será a Escola Municipal Apolônio Sales, localizada no bairro Cruz das Armas, por ter sido campeã no ano de 2013 da Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria “Robocup Júnior Dance Primary”, realizada em Fortaleza, Ceará.  A RoboCup será realizada no Centro de Convenções de João Pessoa – Poeta Ronaldo Cunha Lima, no período de 19 a 25 de julho.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação   e Cultura (Sedec), a equipe Apolo, da escola Apolônio Sales, ensaia 20 horas por semana desde adança    até as oficinas onde aprendem a montar e desmontar os robôs. Todo o material, incluindo as roupas    para a competição, é um investimento da própria PMJP, em parceira com a empresaPete    – educação com tecnologia.

Durante os ensaios    a equipe contou com a visita do secretário da Sedec, Luiz de Sousa Junior, que parabenizou o trabalho e o empenho dos alunos. “Nós triplicamos o investimento na Robótica no ano passado por sabermos que é um projeto que dá resultado. Mesmo as escolas que não conseguiram ser vencedoras no certame nacional, já têm resultados positivos dentro da escola. A Escola Apolônio Sales está de parabéns. É a única escola da Paraíba que vai representar    o Brasil na modalidade deles. Tenho certeza que isso vai ser um incentivo para as outras escolas”, disse o secretário.

O professor de Robótica da equipe Apolo, Tales Albuquerque Araújo, falou da preparação dos alunos para a competição. “Está sendo uma preparação muito longa, extensiva e cheia de detalhes porque temos que envolver o aluno, junto à tecnologia e que no final possa ficar tudo entrosado”.

Tales Albuquerque disse ainda que não pode revelar muitos detalhes sobre a apresentação   , mas que “o grupo irá falar do Brasil, apresentando diversos ritmos musicais”.

sedec-1

Durante o treinamento os alunos também têm aulas teóricas sobre o que é Robótica, como funciona, montagem e desmontagem dos protótipos e em seguida uma pesquisa história sobre os rítmicos musicais.

A equipe é composta por uma professora de dança, professora de artes, coordenação do projeto de Robótica e oito alunos de 10 a 13 anos de idade. O grupo terá dois minutos para apresentar a temática da dança, mais um minuto para montar o palco e mais dois para desmontar.

“Estamos bem pertinho da competição. E tenho certeza que vamos chegar tranquilos e bem preparados”, disse o estudante Aleff Matheus Henrique Ferreira, 12 anos, aluno 7º ano.

A coordenadora de Robótica da Sedec, Sineide Andrade, sabe da responsabilidade que a equipe tem e garante que estão dando o máximo para a competição. “Toda nossa equipe está trabalhando incansavelmente. Nossos alunos a cada dia estão evoluindo. E sabemos da nossa missão em representar a Paraíba, o Brasil”, falou Sineide Andrade.

Áreas – A RoboCup 2014 terá a participação de 600 equipes totalizando quatro mil participantes de 50 países. São    quatro as áreas de competição: RoboCup Soccer, RoboCup Rescue, RoboCup Home e RoboCup Júnior.