Os alunos da Escola Apolônio Sales da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disputaram a final da RoboCup, nesta quinta-feira (24), em uma nova categoria, a Super Team, e foram campeões. A equipe Apolo formou um novo grupo com estudantes dos Estados Unidos e da Áustria, intitulado Brazilian Circus of the Genius.

“Nós fomos pegos de surpresa. Não tínhamos conhecimento dessa disputa até porque tínhamos encerrado nossa participação na última quarta-feira. Tivemos praticamente uma tarde para montarmos um projeto junto com esses outros dois países, fazendo uma união de nossas apresentações. E para nossa surpresa, vencemos”, disse a coordenadora da Robótica Pedagógica nas escolas da Rede Municipal, Sineide Andrade.

Eles tiveram um tempo de sete minutos para montar o palco, se apresentar e sair. A dinâmica escolhida foi a dança dos copos. “Nossa equipe Apolo já foi convidada pela organização da RoboCup a disputar a Competição Latino-americana e Brasileira de Robótica no mês de outubro em São Paulo”, falou com alegria Tales Albuquerque Araújo, professor de Robótica.

O secretário de Educação e Cultura de João Pessoa, Luiz de Sousa Júnior, destacou a participação dos alunos como vitoriosa. “Vitória merecidíssima. Eu acompanhei desde o primeiro dia o momento de apresentação desses meninos. Não ganhamos no individual, mas de qualquer maneira é uma grande conquista representar a Paraíba nessa copa. Ganhamos no super time como resultado do trabalho coletivo que eles apresentaram nas escolas”.

Equipe – A equipe Apolo é formada pelos alunos Letícia Cabral dos Santos, Juliana da Silva do Passo Ramos, Luiza Helena Rodrigues de Amorim, Lurdes Maria Galdino Souza, Caio Lucas Felisberto de Lima Gomes, Aleff Matheus Henrique Ferreira, Anderson Gabriel Galdino Araújo e Daniel Batista da Silva.