Ainda dá tempo de se qualificar com “Brasil Braços Abertos”

0
118
Foto: Roberto Castro/MTur / Divulgação

A plataforma online gratuita já conta com 16,3 mil inscritos. Quem conclui recebe certificado com validade de curso de extensão

Por Nayara Oliveira

A oportunidade de melhorar o currículo de quem trabalha ou deseja iniciar a carreira no turismo está há alguns cliques, por meio do Brasil Braços Abertos (BBA) plataforma online inteiramente gratuita desenvolvida pelo Ministério do Turismo. A iniciativa, que já ultrapassou a marca de 16 mil inscritos em todo o Brasil, está com as inscrições abertas até o dia (30) de setembro.

É preciso atingir 696 pontos necessários para receber o certificado de curso de extensão emitido pelo MTur, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Vale lembrar que o prazo para finalizar o curso é dia (30) de dezembro. Então, é preciso estar atento à data, colocar o aprendizado em prática, receber o certificado e melhorar o currículo.

O Brasil Braços Abertos faz parte da política de qualificação profissional do MTur prevista no Brasil + Turismo, pacote de ações que fortalecem a atividade no país. Com uma carga horária de 80 horas/aulas, a plataforma permite que o interessado tenha acesso a temas como atendimento ao turista, planejamento financeiro, marketing, prevenção de riscos, segurança, sustentabilidade do negócio e ética.

“O Ministério do Turismo entende que a qualificação profissional é fundamental para encantar o turismo e provocar boas lembranças no turista, além de ser um excelente cartão de visitas. Por isso estamos investindo em programas nas mais variadas frentes e tenho certeza que, em breve, estaremos colhendo os frutos desse trabalho”, comentou Teté Bezerra, secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo.

Quem já concluiu, aprova. É o caso do recepcionista bilíngue e guest relation em Porto de Galinhas (RE), Jefferson Coelho, de 39 anos. “Os conteúdos trazidos, como inglês, segurança, higiene, prevenção de incêndio e noções de economia, são muito bem elaborados e abordados, pois o aluno consegue entender sobre turismo e atendimento. Recepciono turistas internacionais e percebi que o curso é uma referência de escrita e pronúncia das palavras em inglês, o que ajuda no cotidiano de quem trabalha na área”, explica o recepcionista.

Gestores também utilizam a plataforma para aprender e impulsionar o currículo. A turismóloga em Poço de Caldas (MG) Gabriela Borges, de 31 anos, é uma das concluintes e afirma que o BBA é uma oportunidade de aprimorar a carreira. “Além de passar esses conhecimentos e estimular os demais profissionais da minha cidade a estudarem, o certificado emitido por um curso de qualificação vai ser um adicional no meu currículo”, ressalta a turismóloga.

QUALIFIQUE-SE! – Para se inscrever ou continuar os estudos, basta acessar a plataforma do BBA. Caso queira emitir o certificado, clique aqui.

Ascom Mtur