Agentes de viagens da Paraíba participam da “Experiência Braztoa” 2017 em Recife (PE)

0
878
Agentes de viagens paraibanos, imagem Braztoa divulgação

O evento reuniu cerca de 300 agentes de viagens de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba e tem a possibilidade de acontecer em João Pessoa no próximo ano

por Ana Célia Macedo

A caravana do “Experiência Braztoa” teve seu ponto de partida na última quarta feira (31) de maio, no Mar Hotel Conventions, na cidade do Recife, onde recebeu agentes de viagens e profissionais do turismo visando capacitar e incentivar as novas formas de negócios do setor

Exclusivo para agentes de viagens, o “Experiência Braztoa” ainda acontecerá este ano em Manaus (MA), dia (29) de junho, Curitiba (PR), dia (27) de julho, Rio Quente (GO), dia (08) de agosto e em Belo Horizonte (MG), dia (22) de agosto. O Evento contou com a participação de 17 expositores e tem como uma das suas peculiaridades a otimização do tempo. Por isso, em uma tarde foram promovidas rápidas capacitações, atividades sensoriais, rodadas de negócios e premiações.  

Bruno Mesquita, presidente da Abav PB / imagem, O Concierge
Bruno Mesquita, presidente da Abav PB / imagem, O Concierge

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (AbavPB), Bruno Mesquita, afirmou que o agente de viagem deve estar antenado com o mercado e aberto para receber novas capacitações. “Trouxemos agentes da Paraíba com o objetivo de inseri-los no ambiente dos negócios do turismo, por meio das capacitações e da interação com outros agentes. Aqui estão reunidas empresas que alavancam o mercado do turismo no Brasil, declarou.

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) está fazendo turismo no Brasil de um “jeito” diferente e para isso tem investido num novo formato de realização dos seus eventos, fomentando a informação, a capacitação  e a experiência.

Monica Elizia Sâmia, SEO da Braztoa / imagem, Braztoa divulagação
Monica Elizia Sâmia, CEO da Braztoa / imagem, Braztoa divulagação

Na opinião da CEO,  Monica Elizia Sâmia, existe uma deficiência na participação das empresas que estão fora do eixo Rio, São Paulo em capacitar seus funcionários. “O Brasil é um país com uma grande extensão territorial; por isso, fazer uma feira itinerante facilita a promoção de pequenas capacitações e mantém o profissional apto e informado sobre o que acontece nos grandes centros do país”, explicou.

A Braztoa tem 90 associados,  sendo 65 operadoras de turismo, o que representam um percentual em número de vendas de viagens e lazer, operacionalizadas no país, de 90%. No ano de 2016, muitos setores tiveram queda de faturamento, mas o turismo cresceu. Só no ano passado embarcaram mais de 5 milhões de passageiros. Isso representa um faturamento de mais de R$ 11,3 bilhões, sendo a região Nordeste o principal representante desse volume com 7 bilhões em vendas e em passageiros embarcados, causando um impacto na economia nacional de mais de 10 bilhões.

Claudia Brito e Rogério carneiro Leão da April Brasil / imagem, OConcierge
Claudia Brito e Rogério Carneiro Leão da April Brasil / imagem, O Concierge

A April Brasil, empresa que atua no mercado de seguros e serviços de assistência ao viajante, expõe na “Experiencia Braztoa” e estará presente em todas as cidades por onde a caravana vai passar. “Nós procuramos estar presentes em todos os eventos realizados pela Braztoa, pela praticidade, logística e também pela concentração dos agentes de viagens, que são o nosso público-alvo. Essa é uma maneira de divulgar nossos produtos e tarifas”, pontuou a gerente regional, Claudia Brito.

Carmem Loyo, Rio Quente Resorts / imagem, O concierge
Carmem Loyo, Rio Quente Resorts, Goiânia / imagem, O concierge

Para a gerente comercial do Rio Quente Resorts, Carmem Loyo, participar de uma feira itinerante facilita a divulgação do empreendimento, principalmente, nas regiões mais distantes do litoral, onde o turismo de sol e mar ainda, é mais procurado. “A Feira abre as portas para o agente de viagens conhecer e posteriormente vender o nosso produto e, consequentemente, o nosso destino”, declarou.

 

 Jaciara Soares, Clube Turismo / Imagem, O Concierge
Jaciara Soares, Clube Turismo João Pessoa (PB) / Imagem, O Concierge

No ano de 2015 o Ministério do Turismo, registrou cerca de 18 mil agências de viagens no Brasil e juntas, elas registraram um faturamento anual de aproximadamente R$ 36 bilhões e empregaram mais de 55 mil trabalhadores.

É da responsabilidade do agente transmitir segurança ao cliente na hora da compra, gerando expectativa de uma boa experiência de viagem, por isso o agente precisa ser enxergado e capacitado.

“Esse tipo de capacitação tem uma importância fundamental não apenas para o agente, mas para toda a equipe comercial da agência ou franquia, afirmou a executiva de contas da Clube Turismo, Jaciara Soares. “Foram realizadas pequenas ações pontuais que enriqueceram nosso portfólio de informações”, disse.

A Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico, de forma sustentável.

SHARE
Artigo anteriorFesta do Bode Rei começa nessa sexta-feira (2) na cidade de Cabaceiras (PB)
Próximo artigoAndrezza Formiga abre noite de shows no Palco do Povo
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo, jornalista desde 2010 é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba (Abrajet PB). Iniciou suas atividades junto a comunicação escrevendo sobre turismo num blog em que narrava experiências vividas nas suas viagens pelo mundo e também divulgando os atrativos turísticos da sua cidade natal, João Pessoa. Morou por dois anos na Suíça, onde aperfeiçoou habilidades no jornalismo online, editorando o site “Brasileiros na Suissa”, que continha conteúdo exclusivo para a comunidade brasileira naquele país. É acadêmica em Comunicação Social, empresária e editora do site "O Concierge Online" que produz o melhor conteúdo em Turismo, Cultura e Gastronomia. Viajar, comer bem, conhecer novas culturas, fotografar e escrever são seus "hobbies". E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br