A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) juntamente com a Embaixada do Brasil na Bolívia, realizou a capacitação de 20 profissionais do trade sobre o “Destino Brasil” na cidade de La Paz. A iniciativa, promovida pela operadora do Comitê Descubra Brasil, RTM-Representaciones Turísticas Mundiales, ocorreu no dia 16 de junho e contou com a participação de representantes das principais agências de viagem da capital boliviana.

No treinamento, foram apresentados os novos atrativos turísticos do Rio de Janeiro e de Salvador, com opções de passeios e hotéis nestas cidades. Também foi abordado o legado da Olimpíada e Paralimpíada na capital carioca. De acordo com dados do Anuário Estatístico de Turismo, a Colômbia é a 14ª no ranking dos maiores emissores de turistas para o Brasil. Somente em 2015, 108.149 turistas bolivianos visitaram o País.

A capacitação contribui com a promoção turística do País na América do Sul, afirma José Antonio Parente, presidente substituto da Embratur: “Capacitações como esta, na Bolívia, reforçam a nossa busca para incrementar o fluxo turístico de sul-americanos. É uma maneira de atrairmos mais estrangeiros antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de reforçar o turismo intrarregional na América do Sul”.

“As ações no mercado boliviano ajudam a diversificar a oferta de produtos brasileiros. Os bolivianos têm procurado cada vez mais o litoral brasileiro, mas também estão se interessando pelo Ecoturismo, como em Bonito e Pantanal”, completa o Coordenador-Geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Bruno Giovanni Reis.

Na avaliação da RTM, comercializar o Brasil no mercado boliviano atualmente está mais acessível, já que o País deixou de ser caro diante de outros países procurados pela população. “Estamos apostando no bom momento proporcionado pelo câmbio favorável para ganharmos competitividade no mercado internacional”, finaliza Parente.

Outras ações

Em maio do ano passado, a Embratur participou da Feira Internacional de Turismo (FIT) na Bolívia, evento reuniu expositores, profissionais do setor e público final. O espaço Brasil recebeu premiação do “estande mais alegre”. De acordo com pesquisa realizada na FIT, a cultura, a alegria e a hospitalidade do povo brasileiro estão entre as principais motivações dos estrangeiros que visitam o País.

Ainda em 2015, ocorreram três grandes ações para o público boliviano. Famtour com um grupo de 15 operadores bolivianos e press trip com 12 profissionais de importantes veículos, além de atividade gastronômica para divulgar destinos e produtos do Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Bonito e Pantanal. A proposta foi diversificar os roteiros brasileiros oferecidos aos turistas latino-americanos.

Sobre o Mercado

O maior interesse dos bolivianos quando visitam o Brasil é Sol e Praia, Ecoturismo e Cultura. Costumam viajar para lua de mel ou para praticar esportes náuticos. O turismo na terceira idade também é um grande fator para vinda dos bolivianos. Muitos deles assistem a novelas brasileiras, o que desperta o desejo de conhecer o País.

Embratur