ABBTur Nacional realiza evento em comemoração Dia Nacional do Turismo em Brasília

0
64
Imagem: Divulgação

Para comemorar o Dia Nacional do Turismo, a Associação Nacional de Turismólogos e Profissionais do Turismo – ABBTUR Nacional, com apoio e correalização da Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, realizará evento político institucional com foco na valorização e qualificação profissional do turismo no dia (8) de maio de 2018, às 9h, no Auditório Buriti, Ala Oeste do Centro de Convenções Ulysses Guimarães – CCUG, Brasília/DF

A data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população dos diversos atrativos naturais e culturais que formam o Brasil. Este dia ainda lembra a importância de conhecer e respeitar as leis de cada nação e cultura antes de viajar como turista. Conforme reforça a campanha lançada pela Organização Mundial do Turismo – OMT, VIAJAR DESFRUTAR RESPEITAR #travelenjoyrespect. A campanha que visa aumentar a conscientização sobre o valor e contribuição que o turismo sustentável pode trazer para o desenvolvimento e envolver todas as partes interessadas para que o setor seja um catalisador de mudanças positivas.

O evento pretende reunir as principais entidades do trade turístico para apoio institucional; além dos profissionais de todo o Brasil para alinhar informações sobre defesa dos interesses da categoria e trocas de experiências.

São esperados na comemoração bacharéis, tecnólogos, professores e estudantes dos cursos de Turismo, de Gastronomia, de Eventos e de Hotelaria, além de parlamentares ligados direta ou indiretamente na trajetória política da construção da profissão do Turismólogo, que necessitam do detalhamento jurídico do reconhecimento profissional. Com a realização do evento, a ABBTUR Nacional pretende também, sensibilizar o Tribunal de Contas União – TCU para agilizar junto ao Poder Executivo uma revisão na resposta solicitada pelo Acórdão Nº1163/2016; dar visibilidade e comprometer parlamentares na defesa da categoria profissional e apresentar propostas voltadas para a valorização e qualificação do título profissional do Turismólogo.

Para a comemoração, foram convidados representantes do destino turístico Foz do Iguaçu/PR que fará uma exaltação da importância do destino para o turismo nacional, afinal foi o destino que inspirou a instituição e homenagem ao Dia Nacional do Turismo; além do Turismólogo Bacharel Ítalo Mendes, funcionário público e assessor do Ministério do Turismo, que abordará a Responsabilidade dos Turismólogos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e o Turismólogo Bruno Wendling, Presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, que como Destino Patrono 2018, recebeu o Prêmio ABBTUR Mérito & Talento: Mato Grosso do Sul, que mostrará a importância da qualificação profissional na gestão pública de Turismo.

Serão abordados ainda durante o evento, processos e Projetos de Lei que estão em tramitação, convidando seus próprios autores para apresentação ou depoimentos dos parlamentares envolvidos, como: Dep. Adalberto Cavalcanti; Dep. Arnaldo Faria de Sá; Dep. Ricardo Izar; Dep. Erika Kokay; Dep. Otávio Leite; Sen. Fátima Bezerra e Sen. Donizete Nogueira, além do Ministro Augusto Nardes, do TCU.

Para finalizar, será apresentado o Código de Ética do Turismólogo, anteriormente instituído como Código de Ética do Bacharel em Turismo, porém bacharel não é profissão, é título de formação acadêmica. Além de provocar que seja constituído um Comitê Nacional sobre Ética de Turismo, com intuito de contribuir e fomentar a transformação do código de ética mundial para o turismo da OMT em convênio internacional, de acordo com decisão da 61ª reunião da Comissão da OMT para serem levadas a celebração oficial do Dia Mundial do Turismo 2018 que terão lugar na Hungria.

Sobre o Dia Nacional do Turismo

O Dia Nacional do Turismo, (8) de maio, foi instituído pela Lei nº 12.625, de (9) de maio de 2012, sancionada pela Presidente Dilma Rousseff. Até então havia muita confusão, pois, várias pessoas acreditavam que esta data era celebrada em (2) e/ou (27) de março. A escolha da data para celebrar o Dia Nacional do Turismo é uma homenagem ao pedido que o Estado do Paraná fez em (8) de maio de 1916, para que as terras próximas às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas, com o intuito de transformar a área numa zona pública para turismo. Este pedido somente foi acatado em (28) de julho do mesmo ano, por meio do Decreto Estadual nº 653/1916. Assim, foi criado o famoso Parque Nacional do Iguaçu, conhecido por receber em média 1,5 milhões de visitantes por ano.

Todos os participantes devem fazer inscrição gratuita online AQUI.

Redação                                                              *Com informações da ABBTUR Nacional