Vinhos são ótimas companhias no verão

0
Imagem, reprodução Internet

Muita gente já deixou de lado a ideia de que vinho é bebida apenas para o frio. No verão paraibano, a ordem é receber os amigos e os familiares e servir um bom vinho como acompanhamento. Mas como fazer para a bebida combinar bem com altas temperaturas?

Carlos Cabral
Carlos Cabral

O consultor e enófilo Carlos Cabral, da rede Pão de Açúcar, avisa que refrigerados e servidos em diferentes harmonizações – inclusive com opções levíssimas, como saladas – os vinhos são excelente pedida para o verão. “É preciso desmistificar a ideia de que vinho só é servido no frio. É preciso apenas encontrar a temperatura correta. Os tintos devem ser servidos entre, aproximadamente, 15º e 18º. Já os brancos entre cerca de 10º e 12º. Basta colocá-los meia hora na porta da geladeira ou em um balde de gelo”.

Uma boa indicação são os espumantes nacionais. Leves, harmonizam com saladas e podem ser consumidos nos mais diferentes momentos, como um almoço informal ou um jantar de negócios. “O espumante tem também benefícios à saúde. Consumido moderadamente, estimula o apetite e melhora a digestão em razão da presença do gás carbônico, magnésio e potássio”, explica Cabral.

Os tintos, considerados erroneamente como o inverso do verão, são excelentes dicas para o verão desde que sejam leves – como o  Pinot Noir, e os Vinhos Verdes tintos. E, claro, os vinhos brancos, que geralmente roubam a cena quando as temperaturas sobem, justamente por serem tradicionalmente mais refrescantes.